Plantão

17 filmes, séries e documentários sobre gastronomia na Netflix e no Youtube

O Bom Gourmet fez a seleção de produções para você aproveitar e ver acompanhado de um cobertor e um bom chocolate quente

por Da Redação Publicado em 10/09/2016 às 10h
Compartilhe

Netflix

Séries

Cooked

Cooked faz uma crítica à indústria alimentícia. Foto: Divulgação

Cooked faz uma crítica à indústria alimentícia. Foto: Divulgação

Baseada no best-seller do premiado escritor norte-americano e ativista da comida, Michael Pollan, a série-documentário Cooked, lançada em fevereiro deste ano, propõe uma reflexão crítica sobre a indústria alimentícia mundial.

Assim como o livro, a série, que tem produção da Netflix, é dividida em quatro episódios – água, fogo, terra, ar – e explora diferentes métodos da cozinha e os impactos culturais deles na humanidade.

A produção do programa passa por lugares como Índia, Austrália, Marrocos e Peru. Os episódios têm cerca de 45 minutos e diretores diferentes. Um deles é Alex Gibney, coprodutor de Cooked, vencedor do Oscar pelo documentário Taxi to the Dark Side (2007), e diretor do longa Steve Jobs: Man in the Machine (2015).

Veja a matéria completa sobre a série.

***

Chef’s Table

O chef Alex Atala participa da segunda temporada da série. Foto: Jorge Mariano/Divulgação.

O chef Alex Atala participa da segunda temporada da série. Foto: Jorge Mariano/Divulgação.

A série documental Chef’s Table mostra os bastidores do mundo da gastronomia por meio da rotina dos melhores chefs do mundo. Na primeira temporada, participaram os consagrados chefs Massimo Bottura, da Osteria Francescana, na Itália; Dan Barber, do Blue Hill Restaurant em Stone Barns e Nova York, Estados Unidos; Francis Mallmann, do El Restaurante Patagonia Sur em Buenos Aires, da Argentina; e Ben Shewry, do Attica Restaurant em Melbourne, da Austrália, para citar alguns. A primeira temporada foi produzida por David Gelb, mesmo diretor de Jiro: O Sushi dos Sonhos de Jiro.

A segunda temporada da série original da Netflix conta com a participação do chef brasileiro Alex Atala, proprietário do premiado restaurante D.O.M. Palco, além dos chefs Enrique Olvera, do Pujol (Cidade do México), e Grant Achatz, do Alinea (Chicago), Ana Roš, do Hiša Franko (Eslovênia), Dominique Crenn, do Atelier Crenn (São Francisco), e Gaggan Anand do Gaggan (Bancoc). Cada temporada é dividida em seis episódios, um para cada mestre da culinária.

Já a terceira temporada mostra a crème de la crème de quatro chefs da França. São quatro episódios com duração de cerca de 45 minutos cada. Os protagonistas dos novos episódios são Alain Passard (L’Arpege, Paris), Michel Troisgros (Maison Troisgros, Roanne), Adeline Grattard (Yam’Tcha, Paris) e Alexandre Couillon (La Marine, Île de Noirmoutier).

Confira a matéria completa sobre a terceira temporada.

***

Documentários

Fed up

Foto: Reprodução

O tema de Fed Up é a obesidade infantil. Foto: Reprodução

O documentário Fed Up faz uma análise sobre as causas da obesidade infantil no Estados Unidos, passando por questões como o consumo exagerado de açúcar e junkfood. O programa, lançado em 2014, é produzido por Laurie David e Katie Couric, jornalista e apresentadora de TV que narra o programa.

Couric critica a indústria alimentícia americana, desmentindo diversos mitos sobre a alimentação, e mostra a evolução da diabetes e da obesidade desde 1981.

***

Jiro Dreams of Sushi

Foto: Reprodução

O documentário é sobre um restaurante lendário em Tóquio. Foto: Reprodução

O documentário de 2011, produzido por David Gelb, mesmo de Chef’s Table, conta a história de Jino Ono, um sushiman de 85 anos e dono do lendário restaurante Sukiyabashi Jiro (três estrelas Michellin) que fica em uma estação de metrô em Tóquio. O local tem apenas 10 lugares, um menu com 20 pratos, que custam em torno de 300 dólares.

A trilha sonora do programa tem nomes como Phillip Glass, Mozart, Bach e Tchaikovsky.

***

The Mind of a Chef

Foto: Divulgação

The Mind of a Chef fala sobre o processo criativo na cozinha. Foto: Divulgação

A série documental é narrada e produzida por Anthony Bourdain, que explora o processo criativo de chefs famosos de diferentes partes do mundo, buscando entender as inspirações dos mestres na cozinha. A produção, que combina culinária com viagem, história e ciência, tem quatro temporadas — três estão no Netflix — com 16 episódios cada.

***

Somm

Foto: Divulgação

Somm é sobre a busca de quatro sommeliers pelo título de Master. Foto: Divulgação

Somm, gíria para sommelier, conta a história de quatro profissionais que fazem o curso para passar no exame que confere o quase inalcançável título de “Master Sommelier”. A produção foi escrita, dirigida e produzida por Jason Wise, foi filmada em seis países durante dois anos.

Veja a resenha sobre o filme. 

***

The Search for General Tso

Foto: Reprodução

O tema do filme é o General Tso, líder militar na China, que dá nome a um prato. Foto: Reprodução

O documentário de 2014, dirigido por Ian Cheney e produzido por Amanda Murray e Jennifer 8. Lee, explora as teorias sobre o General Tso, líder militar na dinastia Qing, na China, que tem um prato com seu nome. O filme traça a história da vida de Tso, além de abordar a imigração chinesa para a América.

***

The Birth of Saké

Foto: Reprodução

Os produtores de saquê de uma fábrica no Japão são o centro do filme. Foto: Reprodução

The Birth of Saké é um documentário que conta a história de produtores de saquê da Yoshida Brewery, uma pequena fábrica familiar de 144 anos, no norte do Japão. A produção, dirigida por Erik Shirai, retrata principalmente a devoção e habilidade dos funcionários do local, que têm de 20 a 70 anos de idade.

***

Os Novos Mestres Cervejeiros

Foto: Reprodução

A produção gira em torno do mercado americano de novos cervejeiros. Foto: Reprodução

A ascensão dos novos cervejeiros nos Estados Unidos é o tema do documentário, que mostra as dificuldades que os produtores enfrentam e a relevância do mercado para a economia local. O filme é escrito e dirigido por Thomas Kolicko.

***

Um Ano em Champagne

Foto: Divulgação

O filme se passa em Champagne, na França. Foto: Divulgação

No outro filme da série de David Kenner, o foco é no processo de produção de vinhos exclusivo da região de Champagne, na França. O documentário acompanha o trabalho de viticultores, empresários de sucesso, fanáticos e especialistas.

***

Filmes

Chocolate

Foto: Reprodução

A comédia romântica conta a história de uma mulher que resolve abrir uma chocolateria. Foto: Reprodução

Dirigido pelo sueco Lasse Hallström, Chocolate (2000) conta a história de Vianne Rocher (Juliette Binoche), uma mulher que chega a uma pequena cidade fictícia francesa em 1960 com sua filha. Durante o processo de adaptação, abre uma chocolateria e conquista a confiança da população (pelo estômago) e faz amizades. O filme tem a participação de Johnny Depp no papel de um cigano que tem um romance com a doceira, além Peter Stormare, Carrie-Anne Moss e Judi Dench. Todos falam inglês com sotaque francês, até mesmo os atores não-franceses.

***

Ratatouille

Foto: Reprodução

O protagonista da animação é Rémy, um rato que sonha em se tornar um chef de cozinha. Foto: Reprodução

O longa-metragem americano do gênero animação, produzido pela Pixar e lançado em 2007, fala sobre Rémy, um rato que vive na França e sonha em se tornar um chef de cozinha, paixão que não é aprovada pela família. Sucesso de críticas, o filme, que tem as vozes de Patton Oswalt como Rémy, Brad Garrett interpretando o chef Auguste Gusteau, e Brian Dennehy, que fala por Jango, o pai de Rémy, ganhou o Oscar de melhor filme de animação em 2008.

***

Youtube

Willy Wonka And The Chocolate Factory

A primeira versão do filme (1971) dirigido por Mel Stuart, com base no livro britânico de Roald Dahl de mesmo nome, e estrelando Gene Wilder, conta a história de Charlie Bucket, um garoto que ganha a promoção de seus sonhos: encontra um bilhete dourado que dá direito a uma visita à fábrica de chocolates de Willy Wonka (Gene Wilder). Ele e mais quatro crianças, junto aos pais, embarcam na mágica viagem. O filme está disponível no canal do youtube da Warner Movies Brasil, a partir de R$ 3,90. 

A segunda adaptação do livro, A Fantástica Fábrica de Chocolates (2005), dirigida por Tim Burton e interpretada por Johnny Depp, também está disponível no canal, pelo mesmo preço. 

***

Dieta Mediterrânea

No filme espanhol de 2009, escrito e dirigido por Joaquín Oristrell, Sofia (Olivia Molina) é a protagonista. Ela nasceu prematura e nos 15 anos seguintes vive em meio a mesas e fogões do restaurante de seus pais. Mais tarde, se casa com Toni (Paco León) e tem três filhos. Ao mesmo tempo, se apaixona por Frank (Alfonso Bassave), com quem aprende segredos da gastronomia. O trio firma um acordo profissional, o que muda completamente a maneira com que Sofia cozinha. O filme está disponível no canal do youtube da Imovision, gratuitamente. 

***

Sem reservas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O filme estadunidense de 2007 dirigido por Scott Hicks é uma adaptação do filme alemão Mostly Martha, de 2001. Sem Reservas conta a história de Kate Armstrong (Catherine Zeta-Jones), a chef de um sofisticado restaurante de Manhattan. Intimidadora e perfeccionista, a chef é desafiada quando Nick (Aaron Eckhart), um animado subchef que tenta alegrar a todos na cozinha escuta ópera enquanto trabalha, é contratado. Ao mesmo tempo, Kate precisa lidar com a chegada da sobrinha de 9 anos Zoe (Abigail Breslin), que não está acostumada com a rotina da tia.

O filme está disponível para venda ou locação no canal do youtube da Warner Movies Brasil, a partir de R$ 3,90. 

***

Comer Rezar Amar

No filme americano de 2010 dirigido por Ryan Murphy, Elizabeth Gilbert, interpretada por Julia Roberts, tem tudo que uma mulher moderna poderia sonhar, mas está confusa sobre o que quer fazer com sua vida. Então, ela embarca em uma jornada por três países que se transforma em uma busca por auto-conhecimento. Na Itália, ela encontra o verdadeiro prazer da gastronomia. O filme está disponível no canal do youtube da Sony Pictures, a partir de R$ 3,90. 

***

Julie&Julia

A comédia dramática norte-americana Julie&Julia (2010), escrita e dirigida por Nora Ephron, conta a história da chef Julia Child (Maryl Streep), autora de livros de culinária e apresentadora de televisão, e da jovem aspirante Julie Powell (Amy Adams). Esta propõe um desafio em seu blog: cozinhar todas as 524 receitas do livro de receitas de Child em 365 dias. O filme está disponível no canal do youtube da Sony Pictures, a partir de R$ 3,90.

Compartilhe

8 recomendações para você