Produtos & Ingredientes

Páscoa

Conheça os encantadores biscoitos artesanais alemães de fábrica de Santa Catarina

Na cidade de São Martinho, ao sul de Florianópolis, a Fluss Haus tem café colonial e produtos coloniais

por
Compartilhe

A cerca de 110 quilômetros ao sul de Florianópolis, a cidade de São Martinho destaca-se pela tranquilidade, atrações naturais, como as cachoeiras, e pelas iguarias gastronômicas, com foco nos produtos coloniais. A fábrica de biscoitos Fluss Haus, que oferece café colonial diariamente, é parada obrigatória na cidade.

Além de vender ovos de páscoa de diversos tamanhos e recheios, a especialidade da empresa são as bolachas artesanais de receita alemã que levam de 20 minutos a 1 hora na decoração de cada unidade. Os produtos podem ser comprados na sede de São Martinho, em lojas em todo o estado catarinense, e também por encomenda.

CONHEÇA O BOM GOURMET: NOTÍCIAS DE GASTRONOMIA, RECEITAS, DICAS E MUITO MAIS

As bolachas com detalhes de rendas demoram cerca de 1 hora para serem decoradas. Foto: Divulgação

A tradição das bolachas decoradas é antiga em Santa Catarina, principalmente nas cidades com forte presença de imigrantes alemães. Assim como na Páscoa, outra data que costuma inspirar a decoração personalizada das bolachinhas é o Natal. Na Fluss Haus, a própria fábrica é decorada especialmente para as datas festivas. Neste ano, a novidade da marca é o kit de bolachinhas em formatos de coelhinhos para as crianças colorirem com glacê.

>> Do aperitivo ao prato principal: 51 receitas com bacalhau para a Páscoa

  • Coelhos coloridos. Foto: Divulgação
  • Bolachas em formato de ovo decoradas. Foto: Divulgação
  • Ovos de Páscoa decorados. Foto: Divulgação
  • O entorno da fábrica está todo decorado para a Páscoa. Foto: Divulgação
  • Caixa de bolachas decoradas. Foto: Divulgação
  • Bolachas com decoração de renda. Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Processo artesanal da fábrica. Foto: Divulgação
  • Produção da fábrica. Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação

A história da Fluss Haus começou há 22 anos, quando os proprietários Lindomar Feuser e Maria Salete Feuser estavam com problemas na lavoura. Para complementar a renda, começaram a produzir pães e as bolachinhas decoradas, tradição que herdaram da família e vender de porta em porta. O sucesso foi tanto que a empresa agora possui uma fábrica de doces, uma loja com produtos coloniais, que inclui queijos, geleias, embutidos.

>> Quer economizar? Aprenda a fazer ovo de Páscoa crocante em casa

A Fluss Haus oferece o kit de bolachinhas para as crianças personalizarem. Foto: Divulgação

Outro atrativo da marca é o famoso almoço alemão, de 11h30 às 15h, além do café colonial, de 15h às 19h, ambos nos fins de semana e feriados. No almoço, entram mais de 100 variedades, como joelho de porco, salsichão, chucrute, marreco recheado, purê de maçã, além de doces e outros salgados típicos da culinária alemã.

>> 20 sobremesas em formato família para o almoço de Páscoa

O café colonial da Fluss Haus oferece dezenas de pratos típicos da culinária alemã, além dos doces fabricados na casa. Foto: Divulgação

O café colonial inclui galinha caipira, pastel, espetinho de porco, salames, presuntos, pães, tortas, bolos, chás, chocolate quente e sucos. De segunda a sexta, a atração funciona de 13h30 às 18h e apresenta um resumo dos itens dos fins de semana. Como costuma lotar, é recomendado fazer reserva.

Serviço: Fluss Haus, Estrada Geral Vargem do Cedro – São Martinho, Santa Catarina. Reservas: (48) 3053-4698. A loja funciona de segunda a sexta de 8h às 18h. Nos fins de semana e feriados de 9h às 19h. Café colonial funciona de segunda a sexta das 13h30min às 18h. Nos fins de semana, de 15h às 19h.

LEIA TAMBÉM:

>> Receita de cookie vegano

          >> O que ainda dá para experimentar no fim da temporada em Santa Catarina

Compartilhe

8 recomendações para você

CADASTRE-SE NA GAZETA DO POVO E TENHA ACESSO ILIMITADO GRÁTIS AOS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS DO BOM GOURMET ATÉ O DIA 31 DE OUTUBRO.