Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Ivan Achcar
O chef e CEO da EGG,Ivan Achcar, falará sobre a importância do conceito na gastronomia em mentoria do FoodCo.| Foto: Divulgação

Plataforma de comunidade e educação da Pinó voltada para donos de operação de gastronomia, o FoodCo promove nesta quarta-feira (15), às 9h30, mentoria gratuita com o chef Ivan Achcar, que também é CEO da Escola de Gestão em Negócios de Gastronomia (EGG). As inscrições seguem abertas, e o curso é gratuito.

Achcar vai abordar o tema: "a importância do conceito e produto nos negócios gastronômicos". O chef trará pontos como teóricos sobre o assunto, explicará para que o conceito serve na estrutura do negócio e quais são as premissas para criá-lo no setor gastronômico. "Depois entraremos com a discussão entre os participantes e traremos casos reais para a audiência", explica Achcar. 

De acordo com o chef, ter um conceito bem delineado – o que engloba aspectos como oferecer ao cliente uma experiência e saber contar uma boa história sobre o seu negócio e produto – , é algo fundamental em um setor com taxas altas de insucesso.

Dados de entidades do setor e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apontam que metade dos restaurantes abertos no Brasil acabam encerrando as atividades em cerca de dois anos. "Por isso é preciso estudar o conceito. Uma pessoa que quer empreender na gastronomia, mas sem conhecimento de mercado, e sem nunca ter trabalhado no ramo, pode até achar que tem o conceito na cabeça, mas, na maior parte das vezes, não tem", frisa Achcar.

Também é necessário se atentar para as diferenças entre conceito e seguir um modismo – algo clássico no setor, quando há um "boom" de empreendimentos que vendem um produto que está em voga naquele momento (a exemplo das paleterias, que foram sucesso há alguns anos, mas logo foram extintas). "Sempre vai haver moda e tendências, mas o mercado que mergulha em modas passageiras é por que não tem estrutura empresarial. Por isso é necessário estudar o mercado, ter um bom plano de negócios e de impacto", fala o CEO da EGG. 

O chef Ivan Achcar alerta que abrir um restaurante baseado na premissa de apenas "sei cozinhar bem", ou de ter uma receita "matadora", muitas vezes não é suficiente para uma sobrevivência em longo prazo. "É a mesma coisa de você achar que, por saber dirigir um carro na cidade, vai saber dirigir um carro de Fórmula 1", exemplifica.

Cases de sucesso

O padrão do Outback Steakhouse (restaurante de inspiração australiana fundado na Flórida, Estados Unidos, e que hoje tem franquias pelo mundo), e o slogan do "melhor hambúrguer do mundo" da rede curitibana Madero são alguns exemplos de empreendimentos, de acordo com Achcar, que apresentam um conceito bem definido. Há ainda os de alta gastronomia, como o D.O.M, do chef Alex Atala, onde fica claro do que se trata a experiência gastronômica. "Nossa ideia é dar ferramentas para que os participantes consigam criar os seus próprios conceitos", finaliza. 

A mentoria com Ivan Achcar acontece on-line nesta quarta-feira (15), a partir das 9h30. As inscrições estão abertas e a aula é gratuita. 

Outras ações FoodCo.

O FoodCo. é a nova plataforma de comunidade e educação para o food service da Pinó e da Gazeta do Povo, para promover o desenvolvimento e a excelência do setor gastronômico no país. No ar desde o final de julho de 2021, a foodtech traz ao mercado conteúdos e análises aprofundadas para recuperar o ambiente de negócios após a pandemia. O acesso completo à plataforma, participação em mentorias coletivas, entre outras ações, pode ser feito por meio de uma assinatura anual de R$ 9,90 mensais.

Comunidade, academia, conexão, inteligência de mercado e transformação são os cinco pilares de atuação. Juntos do FoodCo. estão instituições e entidades de excelência no setor, como a Escola de Gestão e Negócios da Gastronomia (EGG); o canal Food&Franquias; a Brain Inteligência Estratégica; NaMesa Consultoria; Conquer+; e Sacas Hub. Além disso, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel nacional); Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e a Abrasel-PR também são as entidades que apoiam o FoodCo.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]