Plantão

Curitiba

Food truck de hambúrguer é o primeiro a ter permissão para vender comida na rua

Altman Gastronomia conseguiu a liberação da Prefeitura para atuar nas ruas; órgão municipal agora vai abrir chamamento público

por Andrea Torrente Publicado em 31/08/2017 às 12h
Compartilhe
Altman Gastronomia Food Truck

Food Truck Altman Gastronomia recebeu alvará da Prefeitura para atuar nas ruas. Foto: Mel Gabardo/Gazeta do Povo.

A novela dos food trucks em Curitiba ganhou um novo capítulo nesta quarta (30) quando a Prefeitura concedeu a licença para trabalhar nas ruas ao caminhão do Altman Gastronomia. O food truck, especializado em hambúrgueres artesanais, é o primeiro a conseguir o alvará na atual gestão e agora aguarda que a Prefeitura abra o chamamento público que vai definir em quais pontos os caminhões de comida podem atuar.

Segundo o modelo do chamamento público é o truckeiro que escolhe em qual ponto estacionar para vender comida: para isso, o empresário deve encaminhar uma solicitação às secretárias de Urbanismo e Abastecimento que estão encarregadas de avaliar e autorizar ou não o caminhão.

food truck altman gastronomia

O secretário Municipal do Urbanismo e Assuntos Metropolitanos, Marcelo Ferraz César, entrega o alvará ao empresário José Altman. Foto: Divulgação.

Se o food truck for autorizado, a Prefeitura delimita uma vaga de 7 metros por 2 e coloca uma placa informando dias e horários em que ela será ocupada por um caminhão de comida. “Sou muito feliz porque espero começar a trabalhar na rua até o final de setembro. Meu sonho sempre foi o de trabalhar na rua, porque esse é o conceito dos food trucks”, explica o empresário José Altman, que espera conseguir atuar na região da Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, e da Avenida do Batel, de segunda a sexta.

Para conseguir a documentação necessária para atuar tanto na rua quanto em lugar particular, Altman demorou de três a seis meses.

Ruptura com o passado

Na passada administração, uma dezena de food trucks já tinha conseguido alvará para trabalhar na rua. Os caminhões porém nunca começaram a rodar a cidade porque os donos dos food trucks boicotaram a licitação lançada pela Prefeitura por não concordar com as demandas do órgão municipal. Apenas um caminhão participou do edital e atualmente vende comida na rua.

No começo desse ano, o prefeito Rafael Greca anulou o decreto do prefeito anterior Gustavo Fruet e o licenciamento dos caminhões voltou à estaca zero. Os truckeiros que investiram tempo e dinheiro para conseguir o alvará da Prefeitura na passada gestão têm que recomeçar tudo do zero. Em seguida baixou um novo decreto que mudou as regras do jogo.

Associação

“Tenho minhas dúvidas [em relação ao funcionamento do chamamento público], mas esse modelo é o único que no momento pode funcionar”, avalia Antonio Tanaka, presidente da Associação Paranaense de Food Trucks. “Vamos fazer essa tentativa e ver como funciona nos próximos 3-4 meses”, diz Tanaka.

Ele estima que cada truckeiro tenha que pedir autorização para trabalhar em cerca de dez pontos por mês, alternando dias e horários, para que o negócio se torne rentável.

Como regularizar o food truck

O treuckeiro que quer o licenciamento para atuar em Curitiba deve apresentar à Secretaria Municipal de Urbanismo e Assuntos Metropolitanos os seguintes documentos:

– Certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV).

– Certificado de segurança veicular (CSV), ou  Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito (CAT).

– Licença sanitária do veículo, se necessária.

– Licença sanitária da cozinha base, se necessária.

– Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) para a instalação elétrica.

– Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) para a instalação do gás.

– Certificado do Curso de Boas Práticas com carga horária mínima de oito horas.

– Pagamento da taxa de expediente (R$ 23,93), boleto emitido na Secretaria Municipal de Urbanismo e Assuntos Metropolitanos.

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Assuntos Metropolitanos fica na Avenida João Gualberto, 623, no bairro Alto da Glória.

Maiores informações na página da Secretaria Municipal de Urbanismo – www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/food-trucks/2928

LEIA TAMBÉM

Boteco promove campeonato do maior comedor de pão com bolinho

Bela Gil e quatro MasterChefs vêm a Curitiba para dar aulas gratuitas

Compartilhe

8 recomendações para você