Receitas & Pratos

PASSO A PASSO

Aprenda a fazer geleia de bacon para comer com pão

O cozinheiro Gustavo Bittencourt, da Maçã - Padaria Artesanal Brasileira, ensina as etapas para preparar uma geleia de porco inspirada em rillette

por Bom Gourmet, com colaboração de Amanda Lüder Publicado em 04/11/2017 às 13h
Compartilhe

A manteiga é um clássico para passar no pão. Mas para quem quer fugir dos tradicionais margarina, cream cheese e geleias de frutas, a geleia de porco é uma boa opção. O cozinheiro da Maçã – Padaria Artesanal Brasileira, Gustavo Bittencourt, aprendeu a fazer a geleia quando trabalhou no Restaurante Manu. Confira o passo a passo para preparar a versão de Gustavo dessa receita inspirada no rillette de porco (patê com uma consistência fibrosa).

Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo.

Geleia de porco do Gustavo Bittencourt, do Maçã – Padaria Artesanal Brasileira. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo.

Ingredientes

250 g de banha de porco
125 g de bacon
100 g de castanha de caju torrada
1/2 cebola média
3 dentes de alho
1 colher de sopa de gengibre
15 g de capuchinha ou coentro
Sal a gosto
Pimenta-do-reino preta a gosto

Modo de preparo

geleia de porco

Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo.

Corte a cebola e o alho em pedaços pequenos (1). Rale o gengibre (2). Triture a castanha de caju torrada (3). Em seguida, doure o bacon em uma panela (4).

geleia de porco

Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo.

Acrescente a cebola e refogue até estar macia. Faça o mesmo com o alho e o gengibre (5). Adicione a banha de porco (6) e deixe fritar tudo até o bacon terminar de dourar. Retire do fogo e deixe esfriar por cerca de 30 minutos. Quando estiver morna, acrescente a castanha de caju e a capuchinha ou coentro (7). Bata com um mixer até obter uma textura de pasta (8). Adicione sal e pimenta-do-reino a gosto.

>> Barriga de porco com chucrute de repolho roxo e molho de goiabada

>> Lámen de picanha suína

A geleia de porco deve ser servida gelada. Ela adquire uma coloração marrom conforme fica fria. A geleia de porco pode ser conservada na geladeira por até 20 dias. As sugestões de acompanhamento são pães de fermentação natural, pepinos em conserva e figos.

Confira a receita

LEIA TAMBÉM:

 

Compartilhe

8 recomendações para você