Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Vale refeição
Soluções mostram dados de consumo dos clientes que utilizam vales refeição e alimentação da Alelo em restaurantes e congêneres.| Foto: divulgação/Alelo

Duas novas ferramentas de dados de clientes que usam vales refeição e alimentação começaram a operar na última semana, e já podem ser acessadas por restaurantes e congêneres que operam os benefícios da Alelo. O Mais Clientes e o Painel Meu Negócio permitem conhecer mais sobre os hábitos de consumo dos frequentadores e adaptar o serviço às novas demandas.

As novas funcionalidades vêm sendo pensadas nos últimos meses para que os empreendedores tenham mais confiança e assertividade nos produtos oferecidos no negócio. E, neste momento de retomada da economia, é uma maneira de conhecer o que os clientes querem e precisam na hora do almoço ou jantar.

Disponíveis para restaurantes, padarias, lanchonetes e supermercados de todo Brasil, as soluções buscam atender necessidades diferentes dos empreendedores. O Painel Meu Negócio reúne dados consolidados do próprio estabelecimento e estatísticas de concorrentes na região (sem revelar nomes) que também aceitam os cartões Alelo.

Já a ferramenta Mais Clientes permite aos empreendedores criarem suas próprias promoções que serão compartilhadas com os usuários dos vales que tenham o aplicativo Meu Alelo instalado.

Márcio Alencar, diretor de estratégia digital, marketing e negócios da Alelo, explica que o objetivo é auxiliar os empreendedores a terem uma visão mais ampla do comportamento do consumidor. Isso gera novas ideias e insights para os negócios.

"Ao visualizar, por exemplo, o tíquete médio e frequência de clientes da concorrência, ele poderá entender como adaptar a estratégia para aumentar as vendas e alcançar mais público”, explica.

Uma delas, segundo o diretor, é a criação de promoções que serão entregues para centenas de consumidores da base Alelo que buscam pelos produtos daquele estabelecimento, ampliando as chances de conversão.

Cada ferramenta, um objetivo

As novas soluções da Alelo aos empresários têm funções específicas para o dia a dia das operações. No Painel Meu Negócio, eles têm acesso a uma visão completa do negócio, como faturamento, gasto médio e quantidade de transações, frequência média de usuários e recorrência.

Os dados são apresentados em gráficos com resultados mês a mês, o que facilita a visualização e interpretação das informações. Há também a possibilidade de olhar a performance do estabelecimento em comparação com o mercado da mesma região, analisando períodos de pico ou ociosos.

Isso permite que o empreendedor consiga planejar novas estratégias de venda e redução de desperdício de bens perecíveis, de maneira inteligente e sem violar o sigilo dos concorrentes.

A ferramenta também apresenta dados sobre as preferências dos clientes, valor gasto, dia e horário mais utilizados, entre outras. As funcionalidades ficam disponíveis conforme o plano escolhido, a partir de R$ 19,90 ao mês. Após a contratação, o serviço pode ser testado de forma gratuita pelo período de três meses.

Promoções na palma da mão

Vale refeição Alelo
Restaurantes podem criar promoções que serão oferecidas aos clientes usuários do aplicativo da Alelo.| divulgação/Alelo

Já o Mais Clientes permite que os estabelecimentos criem e definam os detalhes de promoções: escolher o valor que devolverá ao consumidor no cartão Alelo Refeição, que será custeado pelo comerciante, além de outras particularidades como período e horário de ativação.

Assim que a oferta for criada, de maneira automática, a Alelo mapeia os clientes que mais combinam com o estabelecimento, considerando preferências e hábitos de consumo. Todos aqueles que estiverem dentro do perfil recebem notificações da oportunidade por meio do aplicativo Meu Alelo.

De acordo com a Alelo, a promoção é válida tanto para compras presenciais como pelas efetuadas em plataformas de delivery que já oferecem este método de pagamento. Em breve, o serviço também estará disponível para o cartão Alelo Alimentação.

Novos indicadores

Márcio Alencar afirma, ainda, que novos dados e indicadores serão disponibilizados em breve, de modo a ajudar os empresários a criarem novas formas de fidelizar os clientes.

“Temos previsto mapear a média do valor de ticket dos usuários da região e disponibilizar uma tela com recomendações de decisões. Também estamos avaliando a possibilidade de disponibilizar promoções ligadas a outras soluções da Alelo", completa.

Os dois produtos estão disponíveis no portal Meu Estabelecimento da Alelo, exclusivo para os comerciantes credenciados. O canal oferece uma ampla linha de serviços para auxiliar nas estratégias de marketing, desenvolvimento de funcionários, gestão de estoque e rotina financeira de restaurantes e supermercados.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]