Pessoas

Espaço

Chef britânico prepara ceia de Natal para astronautas

Heston Blumenthal, do The Fat Duck, mandou à Estação Espacial Internacional pratos da alta gastronomia

por AFP, de Paris Publicado em 23/12/2015 às 20h
Compartilhe
As delícias do chef britânico foram enviadas em um contêiner de comida especial. Foto: AFP.

As delícias do chef britânico foram enviadas em um contêiner de comida especial. Foto: AFP.

A cerca de 400 km da Terra, os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) também terão sua ceia natalina e de final de ano: a gastronomia se lançou à conquista do espaço ajudada por grandes chefs.

Salmão do Alasca, frango tailandês ao curry, salsichas, sanduíche com bacon, batatas ao vapor, mousse de limão… Assistido por estudantes, o chef londrino Heston Blumenthal, do restaurante The Fat Duck (ele está na em 73.º na lista dos 100 melhores restaurantes do mundo, eleito pela revista Restaurant), preparou vários pratos para o astronauta britânico Tim Peake, que chegou à Estação há alguns dias.

As delícias do chef britânico foram enviadas em um contêiner de comida especial que todos os tripulantes da estação recebem. Os pratos serão degustados à medida que avança a missão de Tim Peake em ocasiões especiais, como festas e saídas ao espaço.

Para as ceias de Natal e fim de ano, o comandante da ISS, o norte-americano Scott Kelly, se encarregará de compor o cardápio, ajudado pelos outros astronautas. Mas o álcool está proibido a bordo.

“Tentamos colocar o astronauta em contato com um chef de seu país por meio de receitas que tenham sentido para ele”, explicou à AFP o engenheiro Romain Charles, da Agência Espacial Europeia (ESA). A comida cotidiana, mais comum e frequente, é fornecida pela Nasa e pela Roscosmos, respectivamente as agências espaciais americana e russa.

O astronauta francês Thomas Pesquet, que se somará à ISS em novembro de 2016, já começou a planejar sua comida “especial” que compartilhará com os outros astronautas da equipe. Quer selecionar vários pratos dos chefs franceses Alain Ducasse e Thierry Marx.

“Poder desfrutar em certas ocasiões de comida especial que muda a rotina é importante para o estado de ânimo dos astronautas e para reforçar o espírito de equipe”, destacou Brigitte Godard, médica do Centro europeu de astronautas de Colônia (Alemanha).

Compartilhe

8 recomendações para você