Eventos

Greca lança roteiro das cervejarias artesanais de Curitiba. Veja o mapa!

O Curitibéra é um mapa com 33 cervejarias artesanais de Curitiba e região metropolitana; ProcervaFest é realizado neste fim de semana no MON

por Carolina Werneck* Publicado em 12/08/2017 às 14h
Compartilhe

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), anunciou neste sábado (12) o lançamento do Curitibéra, roteiro com as cervejarias artesanais da Grande Curitiba. O anúncio foi feito durante o ProcervaFest, que marca o encerramento do Festival da Cultura Cervejeira Artesanal, promovido pela Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva). Veja o mapa no fim da matéria:

O Curitibéra é uma derivação do projeto da Rua da Cerveja, que chegou a ser anunciada pela Prefeitura em fevereiro deste ano. Mas a ideia esbarrou nas reclamações de moradores da região do Hauer, local inicialmente apontado como sede do projeto. Outra ideia que também não saiu do papel foi a Oktoberfest na Rua da Cidadania do Boqueirão. Greca falou sobre o assunto em seu discurso no ProcervaFest. “Eu encomendei pro Ricardo Dias, nosso administrador regional, uma Oktoberfest no Boqueirão. Ocasião para marcar aquele lugar como o endereço curitibano da cerveja e das cervejarias. Eu tinha vontade de fazer uma Rua da Cerveja, mas a vizinhança lá da Vila Hauer e do Boqueirão parece que não gostou muito.”

Veja algumas cervejas que você não pode perder na ProcervaFest!

Reformuladas, as duas propostas originaram o Curitibéra. São 33 cervejarias artesanais mapeadas em oito bairros de Curitiba. São eles Santa Felicidade, Cabral, Cristo Rei, Santa Quitéria, Água Verde, Hauer, Boqueirão e Umbará. Também fazem parte do roteiro as cidades de Colombo, Pinhais, Campo Largo, Araucária e São José dos Pinhais. Para Richard Buschmann, presidente da Procerva, o mapa vai mostras a Grande Curitiba, com todas as suas cervejarias, para um público que “muitas vezes toma essas cervejas e não sabe que elas estão tão próximas dele”.

Assista à entrevista do prefeito no lançamento do Curitibéra:

Durante o lançamento do projeto, a presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra Korman, parabenizou a iniciativa da Procerva de realizar o evento. “A gente vê que toda a cultura cervejeira se atrela positivamente à imagem da cidade pelo benefício cultural, social e até mesmo econômico que vocês estão aplicando.” O prefeito também aproveitou para fazer recomendações aos apreciadores da boa cerveja. “É importante que os cervejeiros, no momento seguinte em que bebem, tenham acesso aos sanitários, para que o evento não se transforme em um ato sem urbanidade. E quem beber, que vá de táxi, porque aí pelo menos os taxistas têm um motivo para não reclamar que eu regulamentei o Uber.”

Cerveja e boa comida no fim de semana do MON

De acordo com Buschmann, a Procerva espera comercializar cinco mil litros de cerveja ao longo do ProcervaFest. Além dos mais de 200 rótulos da bebida que podem ser encontrados no evento, há ainda diversas opções de alimentação. A curadoria gastronômica é da chef de cozinha Grabriela Carvalho. Todos os pratos foram cuidadosamente escolhidos para harmonizar com as cervejas oferecidas nos 40 estandes de cervejarias do Paraná e de estados convidados. Há várias opções de hambúrguer, pizza, queijos, comida mexicana, espetinhos e até churros. Para acompanhar o menu, muita música boa com as bandas Banjobone e as Criaturas do Pântano, Válvula Vapor e Lenhadores da Antártida. Já no domingo, as atrações musicais são DJ Double, Foggy Brothers Bluegrass e República Pine.

O evento tem mais de 200 rótulos de cervejas artesanais e muitos opções de gastronomia. O espaço junto ao gramado do MON convida a relaxar e aproveitar a festa.

O evento tem mais de 200 rótulos de cervejas artesanais e muitos opções de gastronomia. O espaço junto ao gramado do MON convida a relaxar e aproveitar a festa.

Quem for até o MON também vai poder aproveitar a exposição “O olhar feminino na produção de cerveja artesanal de Curitiba e região metropolitana“, do Coletivo Sibilas. Também está programada uma brassagem ao vivo com os cervejeiros da Associação dos Cervejeiros Artesanais Paranaenses (ACervA-PR).

Ana Paula von Borstel tem uma cervejaria artesanal em Londrina e veio a Curitiba especialmente para participar da festa. “Achei o evento muito legal, com uma variedade de boas cervejas e muita comida gostosa. Também gostei da escolha do lugar, é diferente do que normalmente a gente vê nesses eventos. Essa iniciativa também é muito importante, agora que a cerveja artesanal está ganhando força.” Para Matheus Souza, um dos visitantes do ProcervaFest, a iniciativa é importante porque “Curitiba, hoje, é o centro da cerveja artesanal no Paraná e até mesmo no Brasil. Esse projeto do roteiro das cervejarias é demais. Vai fomentar o turismo e transformar essas cervejarias em pontos turísticos da cidade”.

Confira o mapa com as cervejarias da cidade e região metropolitana:

Curitibéra mapa cervejas artesanais Curitiba

Serviço

ProcervaFest. 12 e 13 de agosto, das 11h às 19h, no Museu Oscar Niemeyer. Ingressos no site Eventbrite e mais informações no site do Festival e no site da Procerva.

*Especial para a Gazeta

 

Compartilhe

8 recomendações para você