Produtos & Ingredientes

Tendência

Nestlé e Burger King investem em hambúrguer vegetariano com sabor de carne

Criações levam proteína de soja e um novo ingrediente que dão aparência e sabor semelhantes aos de proteína animal

por Guilherme Grandi Publicado em 08/04/2019 às 15h
Compartilhe

Os hambúrgueres vegetarianos já não são mais novidade no mercado com a explosão de hamburguerias que preparam versões com proteína de soja, cogumelos ou outro ingrediente. Agora a tendência chegou às grandes indústrias alimentícias, como o Burger King e Nestlé, que precisam conquistar os adeptos da alimentação sem proteína animal, criando alimentos cada vez mais parecidos com os tradicionais que são feitos com carne.

Hambúrguer vegetariano

Os novos hambúrgueres vegetais têm a suculência e o sabor quase idênticos aos preparados com proteína animal. Foto: Impossible Foods/divulgação.

>>> Quer receber conteúdo de gastronomia no seu e-mail? Assine a nossa newsletter

As duas companhias movimentaram o mercado nas últimas semanas com o lançamento de dois hambúrgueres vegetarianos tidos como ‘impossíveis’ e ‘incríveis’, segundo suas descrições. Os adjetivos não são apenas para criar uma expectativa de marketing, mas por conta da aparência e do sabor dos produtos – que seriam idênticos a de um hambúrguer bovino.

O Impossible Whopper, por exemplo, é a tentativa do Burger King de conquistar os paladares vegetarianos e incentivar os consumidores a experimentarem novos sabores. A rede começou a testar o hambúrguer no começo deste mês em cerca de 50 de lojas na cidade de St. Louis, nos Estados Unidos, por um período indeterminado de tempo.

A carne vegetal semelhante à bovina começou a ser desenvolvida há quase dois anos em parceria com a startup californiana Impossible Foods, que pesquisa alimentos naturais que substituam a proteína animal. Para o Impossible Whopper, a empresa criou um hambúrguer composto de uma série de ingredientes vegetais e estabilizantes, como proteína de soja, trigo, batata, óleo de coco, óleo de girassol, xantana e heme – o grande segredo da aparência.

Heme hambúrguer vegetariano

O gosto e a aparência são graças ao heme, a molécula que forma a hemoglobina. Ela é encontrada também nos vegetais e fungos. Foto: Impossible Foods/divulgação.É ele que dá a cor avermelhada com a sensação de suculência da carne quando é mordida. Segundo informações divulgadas pela Impossible Foods, este foi o grande desafio no desenvolvimento deste hambúrguer vegetariano.

O heme é uma molécula presente na hemoglobina, mas a usada no hambúrguer da Impossible é extraída de um fungo modificado geneticamente com o cruzamento de uma planta de soja. É o heme que dá a coloração e sabor de “sangue” ao produto.

Além do hambúrguer, a startup californiana também desenvolve versões da carne para o preparo de almôndegas, recheio de empanadas e tacos e molho chilli.

De acordo com o Burger King, o Impossible Burger é mais saboroso, suculento e mais nutritivo, com 30% menos sódio e 40% menos gordura saturada do que a receita com proteína animal. Nos Estados Unidos, onde está sendo testado, o hambúrguer custa US$ 5,49 (R$ 21,20), em torno de 1 dólar mais caro que a versão com carne bovina.

>> Leia também: Desempregado cria drive-thru de torresmo e faz o maior sucesso

À reportagem, a rede informou que caso os testes se mostrem positivos, o Burger King poderá estudar a possibilidade de traze-lo ao Brasil. Até lá, uma opção vegetariana é oferecida nos restaurantes, o Veggie Burger feito com batata e champignon com recheio de shimeji, shitake e queijo.

Hambúrguer incrível

Hambúrguer vegetariano Nestlé

O hambúrguer vegetal da Nestlé começa a ser vendido ainda neste mês na Europa. Foto: Garden Gourmet/divulgação.

A Nestlé anunciou que também está testando um hambúrguer à base de vegetais com a mesma consistência, sabor e aparência de um feito de proteína animal. O Incredible Burger será lançado até o final de abril na Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Holanda, Noruega e Suécia dentro da linha Garden Gourmet. A marca, uma divisão da companhia suíça, é vendida apenas na Europa.

Ao Bom Gourmet, a Nestlé afirmou que o hambúrguer é feito a partir de proteínas naturais de soja e trigo com beterraba, cenoura e pimentão, que ajudam a “criar a aparência de um hambúrguer de carne antes, durante e depois do cozimento”. A companhia reconhece que, normalmente, as alternativas de carne à base de vegetais muitas vezes não correspondem às expectativas dos consumidores.

Wayne England, chefe do setor de alimentos da Nestlé, afirmou que esses novos hambúrgueres não comprometem o sabor, a textura e a experiência culinária. E que este é o caminho que a alimentação deve tomar no futuro.

“Acreditamos que essa tendência está aqui para ficar, com os consumidores olhando para diferentes maneiras de aproveitar e equilibrar a ingestão de proteína e diminuir a pegada ambiental de suas dietas“, diz.

>> Leia também: Banana roxa, melancia amarela e kiwi dourado, você precisa conhecer estas frutas diferentes

A Nestlé afirma que estes novos hambúrgueres são quase idênticos aos tradicionais, inclusive com o barulho característico da carne grelhando na chapa. “Nós não apenas criamos produtos vegetarianos, queremos revolucionar a dieta vegetariana”, conta no site do Garden Gourmet.

Ainda de acordo com informações da marca, os produtos utilizam metilcelulose e ovo como estabilizantes dos ingredientes, o que pode provocar reações em pessoas intolerantes à proteína e ao glúten. Também por isso os preparos não podem ser considerados veganos – por enquanto.

Hambúrguer vegetariano Nestlé

A Nestlé também afirma que o hambúrguer é semelhante ao preparado com proteína animal. Foto: Garden Gourmet/divulgação.

“No entanto, trabalhamos na melhoria das formulações de produtos para atender às necessidades de ingredientes conhecidos e nutrição vegana”, explicou a Nestlé na descrição da marca. O Garden Gourmet afirma, ainda, que a maioria dos produtos leva claras de ovos, soja ou trigo para fornecer os aminoácidos essenciais para uma dieta sem carne ou com redução da proteína.

Já no segundo semestre, a Nestlé lançará nos Estados Unidos um hambúrguer à base de vegetais sob a marca Sweet Earth, personalizada para o consumidor americano. Por ora, não há previsão de lançamento no Brasil.

Compartilhe

8 recomendações para você