• Carregando...
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Esqueça os amendoins e as azeitonas. Cervejas especiais harmonizam muito bem com pratos complexos. E quanto a isso não há como não comparar com o vinho. Afinal, as cervejas seguem princípios parecidos: você pode hamonizá-la por contraste (bebida leve e prato condimentado, por exemplo) para ressaltar determinado sabor, ou, mais comumente, por similaridade (bebida e pratos com características parecidas: fortes ou fracos).

Mas não esqueça que combinação é uma questão muito subjetiva e depende do gosto e das percepções de cada pessoa. Abaixo você confere algumas sugestões de harmonizações que vão valorizar tanto a bebida quanto a refeição que ela acompanha:

Saladas: precisam de cervejas mais refrescantes ou frutadas. As melhores opções são pilsen, american, english e india pale ale.

Massas: a cerveja ideal varia conforme o molho escolhido. A strong ale e belgian stong ales combinam bem com a maioria deles.

Frutos do mar: combinam bem com cervejas mais refrescantes e menos intensas. As lagers, sobretudo pilsen e american lager, interagem de forma positiva. No caso dos peixes, escolha amargor e corpo de acordo com a característica deles. Linguado, que é leve, aceita pilsen. Bacalhau, que é mais marcante, vai bem com american, english e strong ales.

Carnes: vão bem com cervejas mais marcantes. Se for carne de gosto forte e exótico, como carneiro, opte por strong ales. Se for de sabor temperado, como lombo de porco, vá com aquelas de mais amargor, como american ales e stouts. A exceção é o frango. A carne, que é leve, precisa de cervejas mais refrescantes. Escolha uma pilsen ou uma american lager.

Sobremesas e doces: a principal indicação são as cervejas escuras, com sabor torrado ou levemente adocicado. Estilos porter e stout não brigam com o açúcar, mas o complementam. São as melhores opções. Se a sobremesa tiver frutas, as lambics combinam bem. Se for carregado de açúcar (como um cheesecake), pode-se escolher uma cerveja mais alcóolica e encorpada, como uma bock ou uma strong ale.

Fontes: Gui Baran, chef do Espaço Gourmet; Sulivan Cruz e Emerson Alano Junior, da Clubier; Marcos Camargo, chef do Clube do Malte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]