Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
alex atala curitiba
Alex Atala com a chef Manu Buffara e o time do Manu.| Foto: Arquivo Pessoal/Manu Buffara

O premiado chef brasileiro Alex Atala, eleito o oitavo melhor chef do mundo no The Best Chef Awards em cerimônia realizada em Amsterdam, na semana passada, aproveitou o retorno ao Brasil para dar uma esticada até Curitiba. Quem segue as redes dos principais expoentes da gastronomia de Curitiba certamente viu, aqui e ali, postagens com Atala em destaque.

Ao contrário do que possa parecer, para decepção de muitos locais, o super chef não está abrindo algum empreendimento gastronômico na capital paranaense. O motivo da visita foi comemorar a 21ª colocação da chef paranaense Manu Buffara, de quem é amigo de longa data, na mesma disputa internacional. Ela sempre faz questão de ressaltar que muito da cozinha dela é inspirada no trabalho do mestre, que é uma referência no uso de ingredientes de produtores locais e da valorização dos produtos nacionais.

alex atala curitiba
Alex Atalafoi recebido na casa de Manu Buffara, na RMC. Foto: Reprodução/Instagram

No final de semana, ele visitou o restaurante Manu, onde Manu exerce a sua arte, almoçou na casa da chef e visitou a Fazenda Urbana de Curitiba, um projeto da prefeitura que tem a chef como grande entusiasta. No espaço, que fica no bairro Cajuru, há cultivo de alimentos em hortas urbanas com uma pegada sustentável. Tão logo a pandemia arrefeça, o espaço passará a receber treinamento e aulas-show com nomes da gastronomia com uso dos insumos cultivados no local.

alex atala curitiba
Manu Buffara, Felipe Thiago de Jesus (diretor da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) e Alex Atala. Foto: Arquivo Pessoal/Alex Atala

Depois do final de semana intenso, o chef voltou para São Paulo, onde comanda os restaurantes D.O.M., duas estrelas Michelin, Dalva & Dito e Bio. Ainda celebrando a oitava posição na lista dos 100 chefs mais influentes do mundo do The Best Chefs Awards, Atala afirma que ser reconhecido dessa maneira é uma grande alegria e que reforça a missão assumida nos últimos anos.

"O reconhecimento ao meu trabalho internacionalmente me deu a oportunidade de mostrar a cozinha brasileira para o mundo. Isso sempre foi um sonho e um objetivo desde que abri o DOM, há 21 anos. Este prêmio não só reforça isso como mostra que estamos em um ótimo caminho ao destacar tantos outros chefs, como minha querida amiga Manu Buffara", declarou o chef.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]