Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
chefs mulheres bom gourmet
Da esquerda para a direita, de cima para baixo: Manu Buffara, Kika Marder, Dani Caldeira, Joy Perine, Eva dos Santos e Gabriela Carvalho| Foto:

Que as mulheres se destacam cada vez mais em diversas áreas de atuação, não é novidade. Na gastronomia de Curitiba, em especial, elas não apenas estão à frente de restaurantes conceituados, como também colecionam títulos, como o de chef 5 estrelas do Prêmio Bom Gourmet, que há dez anos reconhece o talento dos profissionais da gastronomia paranaenses. Confira a lista das campeãs:

Manu Buffara

Manu Buffara conquistou destaque internacional
Manu Buffara conquistou destaque internacional| Arquivo Gazeta do Povo

Manu figurou na lista dos Chefs 5 Estrelas do Prêmio Bom Gourmet em 2011 e 2012, 2013 (como hors concours), 2014, 2018 e 2019.

O nome de Manu Buffara, há tempos, rompeu as fronteiras nacionais. No ano passado, o seu restaurante Manu, que se destaca com pratos que valorizam os ingredientes nacionais, com uso de técnicas da alta gastronomia, alcançou a 42ª colocação na lista dos 50 melhores Restaurantes da América Latina. Um ano antes, a casa havia sido apontada como "o restaurante para ficar de olho" (Miele One To Watch). O reconhecimento internacional do trabalho da chef vem rendendo convites para participar de júris respeitados como o San Pellegrino Young Chef e o Basque Culinary World Prize. Neste ano, ela abre um novo restaurante, o Ella, na cosmopolita Nova York.

Kika Marder

Kika Marder foi eleita Chef 5 Estrelas nove vezes
Kika Marder foi eleita Chef 5 Estrelas nove vezes| Albari Rosa/Gazeta do Povo

Kika Marder foi Chef 5 Estrelas do Prêmio Bom Gourmet em 2010 e também entre 2012 e 2019.

À frente do Sel et Sucre desde 2008, a chef fez a transição da carreira de publicitária para chef de cozinha com o embasamento nos renomados Instituto Paul Bocuse e Le Cordon Bleu. Não à toa, seus pratos carregam as técnicas e sabores da gastronomia francesa, mas com toques de brasilidade, com direito ao uso de temperos frescos da estação.

Dani Caldeira

Dani Caldeira comanda o PF da Chef
Dani Caldeira comanda o PF da Chef| Leticia Akemi/Bom Gourmet

Banqueteira de mão cheia, Dani Caldeira ficou entre os Chefs 5 Estrelas do Prêmio Bom Gourmet em 2010. Atualmente, ela comanda o restaurante PF da Chef, que oferece pratos artesanais para o dia a dia, com um toque gourmet no Park Shopping Barigüi. Ficou quase 15 anos à frente da empresa de eventos La Table Gastronomia e, depois, mais cinco apostado no filão dos congelados.

Eva dos Santos

Eva do Santos entende tudo de frutos do mar
Eva do Santos entende tudo de frutos do mar| Arquivo Gazeta do Povo

Hexacampeã, Eva dos Santos foi uma dos Chefs 5 Estrelas de 2012 a 2017. No comando da cozinha do Bistrô do Victor, da Petiscaria do Victor e das duas unidades do Bar do Victor, ela venceu preconceitos e hoje é reconhecida pelo ponto perfeito que consegue dar nos frutos do mar servidos em seus restaurantes.

Gabriela Carvalho

Gabriela Carvalho, chef do Quintana, foi Chef 5 Estrelas em 2016
Gabriela Carvalho, chef do Quintana, foi Chef 5 Estrelas em 2016| Fred Kendi/Arquivo Gazeta do Povo

Foi no comando do Quintana Café e Restaurante que a chef Gabriela Carvalho, defensora do slow food, foi reconhecida como Chef 5 Estrelas do Prêmio Bom Gourmet em 2016. O movimento, que a chef conheceu em seu percurso acadêmico, defende o uso de ingredientes da estação nos preparos e a produção de comidas saudáveis, que chegam à mesa com a recomendação de uma degustação sem pressa.

Joy Perine

joy perine chef
Joy Perine figurou na lista de Chef 5 Estrelas do Prêmio Bom Gourmet em 2013| Daniel Castellano/Arquivo Gazeta do Povo

Quando figurou no Chefs 5 Estrelas do Prêmio Bom Gourmet, em 2013, Joy estava à frente do Zea Maïs, onde cozinhou por quase uma década. Desde o ano passado, ela está no comando do Good Guys, ao lado da sócia Camilla Pazello. Na casa, ela direciona o seu talento gatronômico, herança que traz da habilidade da avó e da mãe, para os assados, que reúnem não apenas carnes, como também legumes e tudo mais o que possa ser levado para a parrilla.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]