Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Rui a bordo da sua van, a Polaca. Foto: Divulgação
Rui a bordo da sua van, a Polaca. Foto: Divulgação| Foto:

A colônia alemã Witmarsum, conhecida pela produção leiteira e pela alta qualidade de seus queijos, é o palco da estreia do programa Van Cozinhar, comandado pelo ex-Masterchef Rui Morschel, que participou da quinta edição do reality.

O Van Cozinhar, um produto Bom Gourmet, é um programa de gastronomia com uma pegada social criado especialmente para o IGTV. A bordo de uma van, o curitibano, que largou o mercado financeiro para se dedicar integralmente às panelas, percorre várias cidades do Paraná em busca dos sabores locais e dos produtos que simbolizam cada uma das regiões.

A merendeira Rose Sperber é convidada de Rui na estreia do Van Cozinhar.
A merendeira Rose Sperber é convidada de Rui na estreia do Van Cozinhar.

De quebra, ele cria receitas com esses ingredientes e repassa a criação para as merendeiras de cada cidade visitada incrementarem o menu da criançada com um prato diferente e nutritivo.

O objetivo do Van Cozinhar é somar a valorização dos principais ingredientes da culinária paranaense à democratização de receitas nutritivas e saudáveis, que prestigiam a gastronomia tradicional de cada região.

Rui conta que a ideia do programa surgiu depois que ele passou por um processo de autoconhecimento. "Quando trabalhava no mercado financeiro, já pensava em trabalhar com gastronomia e isso aumentou com a participação no Masterchef. Aí comecei a pensar em como poderia unir gastronomia, merenda escolar e educação. Veio a ideia do programa e, depois, acabei percebendo que também reflete divulgação do trabalho dos produtores rurais do Paraná", explica o apresentador.

No programa de estreia, Rui viajou 100 quilômetros a partir de Curitiba para conversar com os responsáveis pela produção da cooperativa. A partir do queijo Appenzeller da colônia, que recebeu o selo de Indicação Geográfica, o cozinheiro fez um bolo de carne super nutritivo, que valoriza o ingrediente que tornou Witmarsum uma referência na produção queijeira.

Queijo de Witmarsum. Foto: Marja Kraft
Queijo de Witmarsum. Foto: Marja Kraft

Quem o auxiliou no preparo do prato foi a merendeira Rose Sperber, Escola Municipal do Campo de Witmarsum, que garantiu: vai repetir a dose na merenda da criançada.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]