Plantão

Destaques

Como foi a festa do Prêmio Bom Gourmet em 2018

Ao todo 180 jurados escolheram seus chefs e estabelecimentos preferidos em Curitiba

por Priscila Bueno, especial para a Gazeta do Povo Publicado em 30/05/2019 às 07h
Compartilhe

O clima foi de exaltação ao sabor e à identidade da gastronomia paranaense. A festa que revelou os vencedores do Prêmio Bom Gourmet 2018, realizada no Teatro da Universidade Positivo na noite de 30 de agosto de 2018, reuniu cerca de 700 convidados e premiou os melhores da gastronomia local.

A edição trouxe diversas novidades. Já na entrada, os convidados foram estimulados a deixarem sua assinatura em um grande painel, marcando sua identidade logo de cara. Durante o coquetel, foram transmitidos mais de 35 depoimentos de chefs e empresários que contaram como viam a identidade gastronômica do estado. Outra novidade foi que os convidados receberam um programa no qual estavam todos os indicados ao prêmio, o que auxiliou no acompanhamento da cerimônia.

<< Participe da etapa Voto Popular do Prêmio Bom Gourmet 2019; veja como

Veja como foi a cerimônia 2018

LEIA TAMBÉM

<< Quer ver como ver a premiação ao vivo em 2018? Clique aqui

  • Foto: Fernando Zequinão/ Gazeta do Povo
  • Foto: Letícia Akemi/ Gazeta do Povo
  • Foto: Letícia Akemi/ Gazeta do Povo
  • Foto: Letícia Akemi/ Gazeta do Povo
  • Foto: Fernando Zequinão/ Gazeta do Povo
  • Foto: Letícia Akemi/ Gazeta do Povo
  • Foto: Letícia Akemi/ Gazeta do Povo
  • Foto: Alexandre Mazzo/ Gazeta do Povo
  • Foto: Alexandre Mazzo/ Gazeta do Povo
  • Foto: Letícia Akemi/ Gazeta do Povo
  • Foto: Fernando Zequinão/ Gazeta do Povo
  • Foto: Alexandre Mazzo/ Gazeta do Povo
  • Foto: Letícia Akemi/ Gazeta do Povo
  • Foto: Alexandre Mazzo/ Gazeta do Povo

Para quem não pode estar presente, foram feitas transmissões ao vivo pelo canal Bom Gourmet no Youtube e pelas páginas no Facebook e Instagram.

A premiação foi apresentada pelo chef Guilherme Guzela e pela gerente do Núcleo Estilo de Vida, Andrea Sorgenfrei, com a presença de Ana Amélia Filizola, diretora do grupo GRPCom; Deise Campos, editora do Bom Gourmet e Pâmela Testa, gerente comercial do Núcleo Estilo de Vida.

Conheça os ganhadores do Prêmio Bom Gourmet 2018

Ana Amélia fez um retrospecto e lembrou que no ano passado o grupo tomou a decisão de ser tornar um jornal digital e de assinatura. “Foi um ano de muito trabalho e suor, mas de bons resultados. Temos a agradecer às 17 milhões de pessoas que nos assistem e/ou lêem mensalmente”.

A premiação começou com a revelação dos vencedores do Sabor Popular, que recebeu mais de 80 mil votos em seis categorias. O primeiro a ser conhecido foi a carne de onça, considerada patrimômio cultural imaterial do estado. E o vencedor foi o Cartolas Sport Bar. O sonho foi estreante na categoria popular e o vencedor foi o sonho premium de banoffee da Império do Sonho.

Em seguida, foram revelados os vencedores da categoria dia a dia, iniciando com pão. O pão de Campanha, da Fábrika Pães foi a ganhador. Juliana de Barros, uma das proprietárias, comentou que para quem está começando, conquistar um prêmio como esse é como ganhar um Oscar.

Nas categorias Sabores pelo Mundo, a estreante foi carne suína. O prato escolhido foi costelinha de porco no mel de jataí e pupunha, do Restaurante Nomade, do Nomaa Hotel. Lênin Palhano, chef do restaurante, diz que esse prato representa a cozinha de produto, pois usa o Porco Moura, o mel de Jataí e a pupunha. “Temos bons fornecedores e parceiros aqui”, diz.

Em Menu Completo, o ganhador em prato principal foi Bacalhau com quirera da Lapa e ovo caipira, do Nomade, reforçando a cozinha de produto que Lênin havia ressaltado. Aliás, o próprio chef leu o prato ganhador porque ele já havia recebido o prêmio como melhor entrada do Nomade, carne de onça, crocante de pão e ovo de codorna.

Como melhor restaurante da cidade o vencedor foi novamente o Nomade. Lênin disse que fica feliz, “mas é um trabalho de toda nossa equipe que faz acontecer e acredita”.

Na entrega dos prêmios para a categoria chef 5 Estrela, os profissionais simbolicamente assinaram um prato ao subirem ao palco para receber o prêmio. Os chefs que formam a nova constelação são Felipe Miyake, Junior Durski, Kika Marder, Lênin Palhano e Manu Buffara. Lênin Palhano, que segue como Chef 5 Estrelas, diz que está feliz. “Temos que abrir também espaço para a nova geração, para que a gastronomia cresça como um todo”.

Felipe Miyake, estreante no ano passado, disse que foi uma honra ser indicado. “É a materialização de um trabalho. O prêmio vem coroar isso”, disse. Kika Marder continua na constelação. Junior Durski, que por muito tempo esteve entre os cinco, volta aos Top 5. Manu Buffara também volta ao ranking dos cinco chefs mais lembrados. “O prêmio é importante para valorizar os restaurantes da cidade, a descoberta de novos chefs e o Bom Gourmet é pioneiro nisso”, comentou.

Outra categoria estreante nesta edição foi Haus Melhores Ambientações, em bares, cafés/empórios, restaurantes e vilas gastronômicas.

Os patrocinadores/apoiadores do evento deste ano foram Spedini, Shopping Curitiba, Paganini, Bee.O, Mercado Sal, Ouro Fino, Universidade Positivo, Brasil Sul, Cerveja Petra, Mix Sound, Germer, La Champagneria, Ripz, Cupcakeria Café, Café Orfeu, Fredo, Rodriaço, Platinox, Delcatech, Rom´s, HSV Santa Vila, Gold Food, Font Life, Crostiti, Broa Certa.

Compartilhe

8 recomendações para você