• Carregando...

Gostosa, simples de ser preparada e considerada o acompanhamento perfeito para assados, churrascos e feijoadas. Quer combinação melhor? A receita, tipicamente brasileira, leva farinha de mandioca, gordura e pedaços de carne. Mas as combinações não param por aí. “Pode-se adicionar de tudo: legumes, ervas, frutas secas e carne. Há desde as mais simples, só com a farinha de mandioca ou de milho frita no azeite ou na manteiga, até as mais elaboradas”, diz Joy Perine, chef do restaurante Zea Maïs.

A sofisticação ou simplicidade do prato é uma escolha de quem prepara. Segundo Eduardo Russo, chef e gerente da churrascaria Grimpa Steak House, uma farofa pode levar mini-alcachofras, alcaparras, salmão, palmito pupunha ou linguiça portuguesa, paio, cebola e ovos mexidos.

Mas exagerar na quantidade de ingredientes pode resultar em uma confusão de sabores. “Uma dica é não usar na farofa a mesma carne do prato principal. Em geral, usa-se bastante bacon e linguiça”, diz Mauro Dias da Costa, chef do Babilônia Gastronomia & Cia.

Outra recomendação importante, segundo o chef, é garantir que o acompanhamento não fi­­que seco demais, acrescentando mais manteiga ou azeite na finalização.

Carne de porco pede sabores mais adocicados, como frutas frescas ou secas. “Abacaxi, figo, manga madura e uva passa são boas opções”, diz Rus­so. Carne vermelha vai bem com re­­ceitas salgadas e mais tradicionais. “A mais pedida é a de ovos, mas com linguiça portuguesa ou paio também combinam muito bem.”Fazer uma saborosa farofa é um teste de criatividade. A par­tir dos ingredientes mais usados – cebolas, azeitona e bacon – dá pa­­ra criar várias versões.

Confira as receitas clicando nos links abaixo:

De Banana

Vegetariana

Frutos do mar

* * * * * * * *

Serviço

Babilônia Gastronomia & Cia, Alameda Dom Pedro II, 541, Batel – (41) 3566-6464. Grimpa Steak House, Rua Comendador Araújo, 671, Batel – (41) 3222-1070. Zea Maïs, Rua Barão do Rio Branco, 354, Centro – (41) 3232-3988.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]