Pessoas

Melhores da gastronomia

Indicações para o Prêmio Bom Gourmet terminam neste domingo

Público pode indicar no site do Prêmio Bom Gourmet em 23 categorias, de café, drink a feijoada

por Deise Campos Publicado em 15/06/2019 às 14h
Compartilhe

Qual é a melhor pizza de Curitiba? O petisco mais saboroso? E aquele hambúrguer dos deuses? Se você tem seus pratos e lugares preferidos da cidade e os defende com unhas e dentes, dê suas indicações na etapa Voto Popular do Prêmio Bom Gourmet. Mas corra, a fase de indicações pelo site do Prêmio está terminando, vai até domingo (16).

São 23 categorias e as sugestões do público são muito importantes. É a partir delas que os pratos, bebidas e estabelecimentos vão para votação na próxima etapa do Prêmio.

<< Saiba tudo sobre o Prêmio Bom Gourmet 10 anos 

Pizza, hambúrguer e feijoada entraram este ano na categoria de participação popular.

Essa é a edição de 10 anos do evento, que é o maior e mais importante do calendário gastronômico do Paraná. Neste ano, o leque de categorias que demandam a participação popular foi ampliado (na edição anterior, eram seis). Antes, os indicados eram sugeridos apenas por jurados convidados – agora a decisão está em suas mãos.

Veja quais são as categorias do Voto Popular:

  1. Carne de onça
  2. Coxinha
  3. Pastel
  4. Cachorro quente
  5. Chineque
  6. Sonho
  7. Café – novo
  8. Feijoada – novo
  9. Hambúrguer – novo
  10. Pão – novo
  11. Drink – novo
  12. Doce – novo
  13. Pizza – novo
  14. Sorvete – novo
  15. Buffet – novo
  16. Prato executivo – novo
  17. Ceviche – novo
  18. Petisco – novo

Em outras cinco categorias, também você também pode escolher qual é a melhor ambientação, ou seja, quais lugares tem a melhor decoração, ambiente agradável, bonito e funcional. As categorias levam o nome HAUS, a editoria de decoração, arquitetura e design da Gazeta do Povo.

  1. HAUS – Melhor Ambientação de Restaurante
  2. HAUS – Melhor Ambientação de Bar
  3. HAUS – Melhor Ambientação de Café
  4. HAUS – Melhor Ambientação de Empório
  5. HAUS – Melhor Ambientação de Vila Gastronômica

Como participar das indicações no Voto Popular

No site www.premiobomgourmet.com.br há uma ficha em que é possível indicar pratos e estabelecimentos (quem quiser participar pode indicar seus favoritos em quantas categorias quiser). É importante também explicar porque aquele sabor ou estabelecimento merece ser finalista do Voto Popular e concorrer ao prêmio de melhor.

Depois desta fase, uma comissão interna do Prêmio Bom Gourmet fará a análise das indicações com base em cruzamento de vários dados, como os mais indicados (lembrados pelo público), adequação à categoria e degustação (quando envolver sabor).

Desta maratona, sairão cinco finalistas de cada categoria que irão para votação popular de 12 a 28 de julho. Os vencedores serão os mais votados em cada categoria.

As outras etapas do Prêmio

Criado em 2010, o Prêmio Bom Gourmet é o principal responsável por destacar os grandes nomes da cena local e revelar, a cada ano, deliciosas novidades.

O grande número de indicações nas várias etapas do Prêmio faz com que ele se transforme em um grande guia gastronômico, plural e democrático, que traz o que a cidade tem de melhor.

<< Leia mais sobre o Prêmio Bom Gourmet 10 anos.

E para acompanhar a evolução do mercado gastronômico, a cada ano novas categorias são incluídas.

Além do Voto Popular, a  10.ª edição do Prêmio Bom Gourmet tem duas outras etapas chamadas de Especialidades e Melhor 10 anos.

Melhor 10 anos

Há uma década, o Prêmio Bom Gourmet mostra um retrato da cultura gastronômica curitibana pelos seus pratos e sabores e nesta edição vai destacar personas e empresas que marcaram a história gastronômica da cidade. Grupos de jurados de diversos setores e da área de gastronomia do Bom Gourmet vão eleger O Chef dos Chefs, Maior vencedor, Restaurateur, Empreendedor, Inspirador, Provocador, Fornecedor, Produtor, Referência de ensino de gastronomia, Parceiro do Bom Gourmet.

Especialidades

Nesta etapa serão eleitos os destaques do ano 2019/2020. Jurados convidados votam em pratos, bebidas e lugares, em 18 especialidades, entre eles menu completo, adega, carnes, massas, cerveja, catering. São mais de 100 pessoas, representantes das mais variadas áreas da sociedade que, além do hábito de frequentar boas mesas, têm uma relação especial com a gastronomia, seja ela técnica ou afetiva.

  1. Restaurante
  2. Adega
  3. Couvert
  4. Entrada
  5. Prato Principal
  6. Sobremesa
  7. Massa
  8. Carne
  9. Cordeiro
  10. Oriental
  11. Peixe e Frutos do Mar
  12. Suíno
  13. Vegetariano
  14. Catering
  15. Sem Glúten/Sem Lactose – novo no Prêmio

Em três categorias de Especialidades, a forma de eleger os melhores tem algumas peculiaridades, conheça:

  • Chefs 5 Estrelas – jurados especializados votam e elegem os cinco cozinheiros que se destacaram no último ano.
  • Cerveja – após jurados convidados indicarem seus rótulos preferidos, as cervejas mais lembradas vão para degustação técnica por outro grupo de avaliadores para eleição da melhor.
  • HAUS Melhor ambientação – Especialistas convidados pela HAUS escolhem a melhor proposta entre lançamentos gastronômicos e novos projetos entre 2018/2019.

Leia também:
<< Roquefort e gorgonzola: entenda as diferenças e semelhanças entre os queijos

<< Leite de vaca ou de búfala? Como é feita a verdadeira burrata

Compartilhe

8 recomendações para você