Produtos & Ingredientes

Itália lança cerveja de tartufo

A bebida foi apresentada com exclusividade na última edição da Vinitaly, em Verona, e será comercializada a partir de maio

por Roberta Gonçalves, especial para a Gazeta do Povo Publicado em 17/04/2016 às 20h
Compartilhe
Foto: Divulgação

A bebida, que descansa por 10 dias durante o engarrafamento, tem teor alcóolico de cerca de 5%. Foto: Divulgação

Leve sabor de tartufo (trufa), que deixa um perfume delicado na boca. Essa descrição não se refere a um azeite aromatizado, tampouco ao molho de um restaurante. Na verdade, é um produto servido gelado, que pode ser acompanhado de uma boa pizza ou mesmo de petiscos como pistache, nozes e amêndoas. É a cerveja de tartufo, produzida pela empresa Giuliano Tartufi, de Perugia, região central da Itália. Foi lançada com exclusividade na última edição da Vinitaly, a mais importante feira de vinhos e enogastronomia do país, realizada em Verona, entre 10 e 13 de abril.

“A aparência lembra uma cerveja comum, mas o gosto é muito bom, não é agressivo ao paladar”, avaliou Marco Rossini, um dos visitantes do estande.

>>> Veja o menu completo do festival com combos de cerveja e petisco por R$ 19,90

>>> Saiba como usar cerveja preta para fazer pão e pastel doce

A bebida, desenvolvida por uma equipe de tecnólogos, passa pelo processo de uma cerveja artesanal, sendo fermentada em grandes tonéis. Durante o engarrafamento, é aromatizada com tartufo e descansa por 10 dias, apresentando um teor alcóolico em torno de 5%.

Laura Marcucci, gerente de marketing da empresa, observa que se trata de um produto pouco convencional, entretanto, diz que o público da feira foi muito receptivo: “O lançamento vai ser em maio, mas os visitantes do estande já experimentaram e aprovaram”, diz. Com previsão de ser comercializada primeiro na Itália, depois em outros países, a garrafa individual da cerveja (33 ml) sairá por 7 euros, de acordo com Laura. A marca Giuliano Tartufi já comercializa outros produtos no Brasil, como patês e molhos à base de tartufo. No entanto, quem quiser provar a cerveja por aqui vai ter que esperar um pouco: “Como é um produto novo, ainda estamos buscando distribuidores”, afirma a gerente de marketing.

Compartilhe

8 recomendações para você