Restaurantes

Fico Eataly World

Itália terá “Disney da comida” em 2017

O Fico Eataly World será em Bolonha e contará com 25 restaurantes, 40 laboratórios e áreas para cultivo e criação de animais

por Andrea Torrente Publicado em 13/12/2016 às 16h
Compartilhe
projeto do fico eataly world em bolonha itália

O espaço contará com 500 bicicletas para o público se deslocar e fazer compras. Foto: Divulgação

Em 2017, a Itália terá o primeiro parque de diversões dedicado à comida. O Fico Eataly World (Fico é o acrônimo de Fabbrica Italiana Contadina), que já foi apelidado de Disney da comida, está sendo construído em Bolonha, no Centro da Itália, em uma área de 80 mil metros quadrados. A inauguração é prevista para setembro do ano que vem.

O espaço, que abrigava o antigo centro de abastecimento alimentar da cidade, será transformado em um grande centro gastronômico com 25 restaurantes e 40 laboratórios para a produção dos melhores produtos italianos, como massas, queijos e pães, além de lojas e empórios onde comprar peixes, carnes, pizzas e sorvetes. O projeto conta também com três bares, um dedicado exclusivamente ao Spritz, cocktail à base de Aperol.

Fonte de Nutella?

Boatos que circulam na internet dão conta que o espaço teria uma fonte de Nutella, uma Montagna escalável de queijo pecorino e um lago de azeite navegável em gondola. Infelizmente quem espera ver essas atrações vai ficar decepcionado. Nada disso terá o Fico Eataly World.

 

Leia mais:

Eataly em São Paulo tem padrão da unidade em Nova York

Consuma no Drink Festival Bom Gourmet e troque pontos por espumantes

 

projeto do fico eataly world em bolonha itália

Fico Eataly World, em Bolonha, no Centro da Itália, terá 80 mil m2. Foto: Divulgação.

Estrutura

Uma parte da área será voltada para o cultivo de mais de 30 tipos de legumes e vegetais e para a criação de animais, desde diversas raças de porcos a vacas, inclusa a Chianina que serve para fazer a bisteca à Fiorentina, cordeiros, patos, coelhos e galinhas d´Angola, entre outros.

O objetivo do projeto, realizado pelo Eataly, empresa que conta com mercados gourmet em várias cidades do mundo, em parceria com o município de Bolonha, é reunir em um único lugar as excelências alimentares da Itália.

Famosas empresas italianas, como os consórcios do Grana Padano e do Parmigiano Reggiano, vão transferir uma parte da produção para o Fico para que o público veja de perto toda a cadeia produtiva.

fico eataly world bolonha

Além de 25 restaurantes, três bares, terá 40 lojas e empórios com os melhores produtos gastronômico da Itália. Foto: Divulgação.

Os 40 workshops previstos vão além das tradicionais apresentações e mostrarão as etapas do campo à mesa: será possível, por exemplo, ver técnicas para moer grãos, em moinhos de pedras ou com métodos industriais, para obter diferentes farinhas e, portanto, tipos de massas. Ou entender como são ordenhadas cabras e vacas e como do leite se chega ao queijo. Ou ainda como é feito um presunto cru.

Quem quiser fazer compras no espaço terá à disposição 500 bicicletas com três rodas para se deslocar e cestas para estocar os produtos. A expectativa é receber 6 milhões de visitantes todo ano. O complexo será abastecido com energia de 44 mil painéis fotovoltaicos.

fico eataly world bolonha

No lugar serão cultivados frutas, legumes e verduras. Foto: Divulgação.

 

Compartilhe

8 recomendações para você