Bom Gourmet

Plantão

Ivo Lopes assume a cozinha do Alessandro & Frederico

Eleito Chef 5 Estrelas pelo Bom Gourmet, o profissional vai dar a sua assinatura para as seis casas da rede

por Priscila Bueno, especial para a Gazeta do Povo Publicado em 13/11/2015 às 15h
Compartilhe
Chef Ivo Lopes durante aula show no Estúdio Bom Gourmet Pátio Batel.

Chef Ivo Lopes durante aula show no Estúdio Bom Gourmet Pátio Batel. Foto: Fred Kendi/Gazeta do Povo

Pouco mais de um mês depois de sair do La Varenne, o chef Ivo Lopes, Chef 5 Estrelas pelo Prêmio Bom Gourmet, assume o comando da cozinha do restaurante Alessandro & Frederico, também no Pátio Batel. Ivo passa a ser o chef consultor da rede, que tem cinco casas no Rio de Janeiro e uma em Curitiba. A estreia acontece na próxima quarta-feira, com um jantar para convidados que degustarão uma sequência de três pratos com trufas. Na quinta-feira, essa sequência será servida ao público, mas é recomendável fazer reserva.  Ainda não há estimativa de valores para o jantar de quinta.

Fabrízio Giuliodori, proprietário da rede, conta que o chef visitou todas as cozinhas do seu restaurante e tem autonomia para propor mudanças. Em um primeiro momento, ele vai dar a sua cara aos pratos já existentes nos menus. “Por exemplo, já temos o pappardelle ao funghi. Agora, vamos ter o pappardelle ao funghi à maneira do chef Ivo”, explica. “A apresentação vai mudar”, completa. O próximo passo será mudanças nas cozinhas – em termos de estrutura e pessoal. O último passo é implantar as sugestões de novos pratos do chef Ivo. “Vamos começar com alguns jantares temáticos e vamos pinçando aos poucos alguns pratos para o cardápio”, conta.

Comida de alma

Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

Ivo, que já passou por restaurantes italianos renomados (caso do Locanda Della Mimosa e Due Cuochi Cucina, em Petrópolis (RJ) e São Paulo respectivamente, e o curitibano La Varenne, diz que a meta é estabelecer um padrão para os pratos de todas as casas da rede. Só depois, inserir algumas preparações autorais, corroborando o que disse Giuliodori. “É uma consultoria a longo prazo e sem data de término”, conta. “Queremos oferecer uma comida de alma, com mais pegada”, diz. O primeiro restaurante que vai passar pela mudança é justamente o de Curitiba.

Em relação à eventuais reformas, Ivo diz que serão feitos pequenos ajustes em equipamentos, mesmo porque todos os restaurantes estão em operação. “Todos têm uma estrutura invejável”, diz. Ele revelou ainda que pretende implementar novas técnicas de cocção e montagem.

Giuliodori comenta que a aposta é na qualidade e trajetória de Ivo Lopes. Enquanto o chef liderou a cozinha do restaurante La Varenne, ele foi eleito O melhor Restaurante pelo Prêmio Bom Gourmet.

Compartilhe

8 recomendações para você