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Cervejaria paranaense cria bebida exclusiva para o Jamie’s Italian no Brasil

Rede de restaurantes do Brasil é a segunda a ter uma cerveja própria

por Guilherme Grandi Publicado em 26/04/2019 às 18h
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Trigo, malte, lúpulo, limão siciliano, camomila e capim limão. Estes são os ingredientes que o chef britânico Jamie Oliver aprovou para colocar na cerveja desenvolvida exclusivamente para seus restaurantes no Brasil — em São Paulo, Campinas e Curitiba. O país é o segundo da rede a servir um rótulo próprio, depois do Reino Unido.

A Amici  é uma witbier (cerveja belga sutil, bastante cítrica e frequentemente temperada com especiarias) e foi lançada no começo deste mês após quase um ano de desenvolvimento. Produzida pela cervejaria paranaense Way Beer, a bebida tem um tom cítrico refrescante criado para harmonizar com todos os pratos do restaurante, desde as entradas como a burrata e as saladas de folhas, até opções mais elaboradas, como carnes e massas.

Cerveja Jamie Oliver

A cerveja é uma witbier com ervas aromáticas. Foto: Priscilla Fiedler/divulgação.

“A receita em si demorou em torno de seis meses para ser desenvolvida, mandando para a aprovação da rede todas as alterações que fazíamos. Ao contrário de uma cerveja elaborada para um tipo específico de público, essa do Jamie’s Italian tinha que agradar a ‘gregos e troianos’, pensando principalmente na harmonização de tantos pratos. No final, foram três provas com algumas diferenças entre elas até chegar nessa cerveja”, explica Alessandro Oliveira, mestre-cervejeiro autor da receita.

O mestre-cervejeiro conta ainda que a Amici tem um aroma condimentado levemente picante, com as ervas bem destacadas, graduação alcoólica baixa (5,1%) e um corpo médio. “Bem refrescante e leve com todos os preparos”, completa.

De coloração clara e um pouco turva, a cerveja não passa por processo de filtragem e leva lúpulos japoneses Sorachi Ace. A Amici é vendida no formato long neck de 355 ml a R$ 18 nos três restaurantes da rede.

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Cerveja do Jamie

O sócio-proprietário do Jamie’s Italian de Curitiba, Cristiano Chiaramonti, conta que a ideia de criar uma cerveja própria surgiu como uma necessidade da rede em expandir a presença da marca. Não apenas nos restaurantes e nos pratos, mas também nas bebidas servidas.

“O Jamie Oliver consegue traduzir bem aquilo que ele acredita, os ingredientes usados e as receitas, através do cardápio e até mesmo dos drinks. Não vamos parar aí, já temos autorização de criar até um rótulo próprio de vinho, mas que ainda estamos começando a desenvolver”, conta.

Segundo Chiaramonti, a inspiração surgiu a partir de uma cerveja desenvolvida pelo prestigiado chef espanhol Ferran Adrià (do extinto elBulli, três estrelas Michelin) em 2008. A Inedit, produzida com a cervejaria Estrella Damm, é elaborada com trigo, malte, alcaçuz, raspas de laranja e coentro.

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