Bebidas

cafés

Leo Moço conquista o campeonato brasileiro de baristas pela terceira vez

Carioca radicado em Curitiba e dono do Barista Coffee Bar ganhou a 16ª edição do torneio realizado em São Lourenço, em Minas Gerais

por Andrea Torrente Publicado em 27/08/2017 às 20h
Compartilhe

Leo Moço, dono do Barista Coffee Bar, em Curitiba, conquistou pela terceira vez o título de melhor barista do Brasil na tarde deste domingo (27). O carioca radicado na capital paranaense ganhou a 16ª ediçao do Campeonato Brasileiro de Baristas realizado neste fim de semana em São Lourenço, em Minas Gerais.

barista leo moço

Leo Moço comemora a vitória no Campeonato Brasileiro de Baristas. Foto: Divulgação.

Cada competidor tinha 15 minutos para para preparar quatro cafés espressos, quatro drinks com leite vaporizado e quatro drinks com café e outros ingredientes sem álcool. Leo Moço, graças também à sua grande experiência nas finais do campeonato, consagrou-se campeão por ter executado perfeitamente todos os preparos.

Seu drink de assinatura foi uma bebida de 120 ml feita com uma dose de espresso, um xárope de açúcar demerara com pêssego fresco e imersão de casca de café preparada segundo a técnica sous-vide (a vácuo) a 30 graus C por seis horas. O processo serve para extrair os aromas e sabores frutados da casca do grão.

barista leo moco

Leo Moço durante a prova do Campeonato Brasileiro de Baristas. Foto: Divulgação.

Para o preparo dos cafés espresso, o barista usou uma variedade de café nova no Brasil chamada sudã romê, originária do Sudão, na África, mas cuja semente vem da Colômbia. “Esse grão vem da fazenda Santuário Sul, em Carmo de Minas, e foi colhida esse ano pela primeira vez no Brasil. A produção é pequena, mas é de excelente qualidade. Esse foi meu grande diferencial na prova”, explica ao Bom Gourmet, Moço.

Leo Moço já ganhou o Campeonato Brasileiro de Baristas em 2013 e em 2015. Agora irá representar o Brasil no campeonato mundial que será realizado em novembro na Coreia do Sul.

 

Compartilhe

8 recomendações para você