Bebidas

semana internacional do café

Barista Leo Moço é campeão brasileiro pela segunda vez

O proprietário do Barista Coffee Bar conquistou o 15.º Campeonato Brasileiro de Barista; sua esposa, Estela Candido Cotes, também foi premiada no Campeonato de Preparo de Café

por Andrea Torrente Publicado em 29/09/2015 às 14h
Compartilhe

 

leo moço campeão brasileiro de barista e estela premiados na semana internacional do café em belo horizonte 670

Leo Moço e Estela Candido Cotes, do Barista Coffee Bar, conquistaram o primeiro lugar em dois concursos durante a Semana Internacional do Café, em belo Horizonte. Foto: Divulgação.

Pela segunda vez, Leo Moço ganhou o Campeonato Brasileiro de Barista. O proprietário do Barista Coffee Bar repetiu o feito de 2013 e, no último sábado (26), conquistou o primeiro lugar no 15.º Campeonato Brasileiro de Barista, um dos concursos disputados durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte.

A competição contou com a presença de renomados e premiados baristas de todo o país que se enfrentaram em uma prova de 15 minutos de duração. Os jurados avaliaram o preparo de quatro espressos, quatro cappuccinos e quatro drinks de assinatura. Moço utilizou cafés cultivados em Cambira, no Norte do Paraná, e em Curitiba, além de outros ingredientes locais como o mel da abelha tujumirim, nativa de Guaraqueçaba, no litoral paranaense.

No mesmo evento, a barista Estela Candido Cotes, que é esposa de Moço, também foi premiada.  Ela conquistou o primeiro lugar no 5.º Campeonato Brasileiro de Preparo de Café, competição que destaca a arte de preparar o café pelo método de infusão e manual. Estela escolheu um blend de grãos cultivados no Sul de Minas Gerais e na Etiópia, berço da variedade arábica, e serviu um café extraído pelo método Hario, tecnologia desenvolvida no Japão. Nesta mesma prova, Leo Moço conquistou o terceiro lugar.

Entre os participantes havia outros baristas do Paraná, entre eles João Augusto Michalsky, do Café Du Coin, em Cascavél, que se classificou em sexto lugar no Campeonato Brasileiro de Barista.

***

Leia também:

>>> Conheço o perfil dos reis do café de Curitiba

>>> Os processos que definem a qualidade do café

>>> Leo Moço lança cápsulas para máquina da Nespresso

Compartilhe

8 recomendações para você