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Livro resgata a cultura gastronômica de Curitiba

"História dos Bares e Restaurantes de Curitiba" traz memória de 40 estabelecimentos

por Carla Rocha, especial para a Gazeta do povo Publicado em 10/12/2014 às 22h
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Capa do "História dos Bares e Restaurantes de Curitiba", livro que resgata a memória gastronômica da cidade. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Capa do “História dos Bares e Restaurantes de Curitiba”, livro que resgata a memória gastronômica da cidade. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

O livro a “História dos Bares e Restaurantes de Curitiba – Memória do Gosto”, lançado oficialmente nesta quarta-feira (10), no Núcleo Estilo de Vida da Gazeta do Povo, na A Fábrika, está disponível para venda nas principais livrarias de Curitiba e custa R$ 68.

A publicação resgata a cultura gastronômica de Curitiba e traz à memória o cotidiano de mais de 40 bares e restaurantes, mesclado com o contexto histórico e social da cidade em diferentes períodos. De acordo com a diretora editorial Rafaella Malucelli, a obra retrata as origens da cultura gastronômica de Curitiba e revive a memória de familiares e frequentadores dos estabelecimentos que acrescentaram sabor a um dos prazeres mais apreciados pelos curitibanos: sair para comer.

“Nessa obra, o leitor terá a oportunidade de fazer uma viagem no tempo por estabelecimentos que representam muito mais que um local para fazer uma refeição, foram pontos de encontros de amigos e ambientes para ver e ser visto”, comenta Rafaella.

Idealizado pelos empresários Pedro Corrêa de Oliveira e Aldo Malucelli, o livro foi fundamentado por especialistas como o enófilo e colunista da Gazeta do Povo, Guilherme Rodrigues, a gerente de marketing da Porto a Porto, Camila Podolak, e pesquisadoras do Grupo de Estudos em História e Cultura da Alimentação na UFPR, Sabrina Demozzi e Mariana Corção.

A pesquisa contou com a coordenação do professor Carlos Antunes (falecido em 2013), que desenvolveu uma importante trajetória à frente desse trabalho. Com realização da CANAL/mkt e do Ministério da Cultura, o livro (aprovado pela Lei Rouanet), tem o patrocínio da Porto a Porto Importação e Exportação, da Divesa, Gelopar e Logpar. O apoio é da Gazeta do Povo.

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