• Carregando...
| Foto:

Veja em vídeo a receita de massa vencedora do desafio do chef

Daniel Derevecki/Gazeat do Povo

Muitas pessoas gostam de experimentar na cozinha, usam temperos, molhos e combinações. Várias receitas surgem da criatividade de quem domina a faca, inclusive a campeã deste “Desafio do chef”.

O macarrão foi escolhido pelo chef Alexandre Bressanelli, professor do curso de gastronomia do Centro Europeu, que comanda renomadas cozinhas em Curitiba. A escolhida foi uma deliciosa combinação de penne ao molho de shitake e sálvia. “São ingredientes muito suaves, achei uma receita leve, uma combinação até exótica, com um toque bem feminino”, diz.

A campeã não nega a tradição. De família italiana, Daiana Bestel, 21 anos, diz que cozinha desde os 12 e que cada receita é um evento em família. “Todo mundo se reúne lá em casa quando eu vou cozinhar, a família toda vem provar”, conta.

Ela explica que a receita nasceu de uma vontade de comer polenta acompanhada de um molho diferente e resolveu combinar ingredientes do curso de gastronomia que fazia na época, há dois anos: vinho, cogumelos e ervas frescas. Do experimento nasceu o molho.

“Queria descobrir com o que a sálvia combinava, ela é muito perfumada”, diz Daiana, que adora cozinhar massas e achou que o molho cairia muito bem com macarrão. Dito e feito. O chef Bressanelli diz que as melhores receitas surgem de experimentações. “Gastronomia é isso: experimentar, tentar, até achar a receita perfeita”, afirma.

Receita

Veja como se prepara a receita ganhadora Penne ao Molho de Shitake e Sálvia

Ingredientes:

-500 g de macarrão penne
-4 cogumelos shitake
-1 pote de creme de leite fresco
-1¼2 xícara de vinho branco seco
-300 g de carne
-100 g de cebola
-2 dentes de alho
-2 tomates sem pele
-1 raminho de sálvia fresca
– 2 colheres de (sopa) de manteiga ou azeite de oliva
– Sal, pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Coloque o macarrão para cozinhar conforme instruções da embalagem. Reserve. Em uma frigideira, refogue na manteiga ou azeite a carne cortada em tirinhas. Adicione a cebola bem picadinha, alho e refogue junto com o tomate picado. Acrescente o vinho e deixe reduzir pela metade. Ponha o shitake em tirinhas e o creme de leite. Deixe fever. Caso fique muito grosso acrescente um pouco de leite. Tempere com o sal e a pimenta. Acrescente as folhas de sálvia fresca picadinha e misture ao macarrão. Está pronto para servir. O molho também pode acompanhar polenta

* * * * *

Próximo desafio

É batata!

Para o próximo desafio o chef Alexandre Bressanelli surpreende com um ingrediente versátil e simples, muito presente na mesa brasileira: a batata! “Não conheço quem não goste de batata”, diz. Vale cozinhar, fritar, acompanhar com molho, assada e o que mais a criatividade permitir.

As receitas podem ser enviadas até o dia 28 de setembro no link abaixo.

http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/bomgourmet/desafio

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]