Pessoas

Aniversário da cidade

Premiada chef vai preparar cardápio de restaurante popular de Curitiba

Iniciativa acontece nesta terça-feira (13) e faz parte da programação pelo aniversário da cidade, que é comemorado em 29 de março

por Talita Boros Voitch Publicado em 12/03/2018 às 16h
Compartilhe

A chef Manu Buffara, do restaurante Manu, em Curitiba, vai preparar o cardápio do Restaurante Popular do Capanema, em Curitiba, nesta terça-feira (13). A ação faz parte da programação da prefeitura para o aniversário da cidade, comemorado em 29 de março. O restaurante serve refeições ao preço fixo de R$ 2 e tem como objetivo atender principalmente a população em situação de rua da região central.

Manu coleciona vários prêmios nacionais (Prazeres da Mesa, Veja Comer e Beber, Guia 4 Rodas) e três anos seguidos do Prêmio Bom Gourmet/Gazeta do Povo. Nascida em Maringá, no Paraná, viajou o mundo e trabalhou com cozinheiros renomados como o dinamarquês René Redzepi (Noma) e Grant Achatz (Alinea, nos Estados Unidos). Nos pratos do restaurante Manu em Curitiba, coloca sua alma e coração na chamada cozinha autoral. De sua cabeça e criatividade surgem preparos que são uma experiência de sabores e sentidos.

>> O novo conceito descolado do restaurante Manu

Manu Buffara na horta urbana do Tatuquara, em Curitiba. Foto: Valdecir Galor/SMCS

Manu Buffara na horta urbana do Tatuquara, em Curitiba. Foto: Valdecir Galor/SMCS

O menu preparado por Manu no dia terá frango “preguento” com quiabo, feijão caipira e duas saladas, uma de berinjela e abobrinha grelhadas e outra de batata doce (neste caso é morna). Serão servidas 500 refeições. Os outros quatro restaurantes populares da cidade (Matriz, Sítio Cercado, CIC/Fazendinha e Pinheirinho) servirão o mesmo cardápio no dia.

A chef explica que tentou usar o máximo de vegetais possíveis e priorizar as ervas frescas em vez de temperos industrializados. “Vou fazer um feijão bem temperado, com costelinha. A coxa de frango vai ser bem dourada na panela e após cozinhar com as ervas e o quiabo ficará com uma calda grossa, como se fosse um molho roti. A ideia é que seja uma comida bem de casa, com muito sabor”, conta. Manu vai chegar no restaurante às 6h30 e compartilhar todo os preparos com as mulheres que trabalham na cozinha. A ideia é também trocar o máximo de experiências com as cozinheiras.

>>Conheça a horta urbana do Tatuquara, apoiada pela chef Manu Buffara

Programação

A participação da chef faz parte do festival Comida de Verdade, que começa às 9h do dia 13 com uma feira de pescados, hortaliças e frutas na Travessa Jesuíno Marcondes, junto à Praça Osório, no Centro. Na ocasião terão cursos de educação alimentar e aproveitamento total do alimento.

No dia 17 de março, a Horta do Cajuru receberá cursos práticos de preparo de alimentos sem desperdício e também orientações da equipe do Núcleo de Agricultura Urbana sobre hortas comunitárias e cultivo em pequenos espaços.

Compartilhe

8 recomendações para você