Bebidas

Visite e deguste

Mapa da Cerveja: 33 microcervejarias na Grande Curitiba para você conhecer

O mapa foi elaborado pela Prefeitura e pela Procerva; veja os rótulos produzidos e os horários em que é possível visitar as fábricas

por Bom Gourmet Publicado em 10/11/2017 às 18h
Compartilhe

Em 2017, Curitiba se consolidou como capital da cerveja artesanal do Brasil. O título foi dado pela Câmara Municipal e o Curitibéra, recente roteiro lançado pela Prefeitura, confirma o apelido.

O levantamento mapeou 33 microcervejarias em Curitiba e região metropolitana. Feito em parceria com a Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva), o Curitibéra tem cervejarias em oito bairros da capital (Santa Felicidade, Cabral, Cristo Rei, Santa Quitéria, Água Verde, Hauer, Boqueirão e Umbará) e cinco cidades da região metropolitana (Colombo, Pinhais, Campo Largo, Araucária e São José dos Pinhais).

No evento, os chopes de 400 ml serão vendido a partir de R$ 8. Foto: Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo

Foto: Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo

O número é representativo: só a Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva) tem 55 associados. Apesar da organização do setor cervejeiro, não se sabe ainda qual a totalidade de cervejarias artesanais que o Paraná abriga. Ainda com um número menor de microcervejarias de São Paulo, Curitiba ganha na qualidade: são dezenas de prêmios que as cervejarias curitibanas levaram ao longo dos dez anos em que o setor tem se consolidado na região.

Para exemplificar: até 2010, as cervejarias artesanais com maior expressão na região eram a Klein, a Asgard, a Gauden e a BierHoff. Naquele ano, outras cinco abriram, e desde então, todo ano são dezenas de novas marcas paranaenses.

O primeiro evento do Curitibéra será uma festa no Museu Oscar Niemeyer, organizado pela Prefeitura, Procerva e Associação dos Cervejeiros Artesanais Paranaenses (Acerva). Das 33 cervejarias do Curitibéra, pelo menos 20 estão confirmadas: Bodebrown, Bier Herr, BierHoff, DUM, F#%*ing Beer, Gauden, Gobe, Insana, Klein, Maniacs, Morada, Numb, Ovelha, ØL Beer, Pagan, Swamp, Tormenta, Vosgerau e Way Beer.

LEIA TAMBÉM

80 cervejas do PR que todo beer lover deveria provar

Vale da Cerveja: conheça as microcervejarias de Blumenau e região

7 dicas para conservar seu growler por mais tempo

Confira as 33 microcervejarias da Grande Curitiba

Confira as cervejarias divididas por bairros

Alto da Rua XV (Curitiba)

* * *

Araucária

 

* * *

Boqueirão (Curitiba)

* * *

Cabral (Curitiba)

* * *

Campo Largo

* * *

Centro (Curitiba)

* * *

Colombo

* * *

Pinhais

* * *

Hauer (Curitiba)

* * *

Santa Felicidade (Curitiba)

* * *

Santa Quitéria (Curitiba)

***

São José dos Pinhais

* * *

Sítio Cercado (Curitiba)

* * *

Umbará (Curitiba)

Compartilhe

8 recomendações para você