Receitas & Pratos

Competição

Argentina elege a melhor empanada do país

Receita criada por chef de Mendoza leva tiras de filé mignon com ovos cozidos e é assada no forno de barro

por Guilherme Grandi Publicado em 13/07/2019 às 09h
Compartilhe

Um concurso realizado no começo deste mês, em Buenos Aires, elegeu a melhor empanada da Argentina – e a criação que conquistou o primeiro lugar no ranking é da região de Mendoza. Os jurados da primeira edição da festa, realizada no último dia 9, escolheram a empanada da chef mendocina María del Carmen Vicario como a melhor. Ela criou uma versão recheada com finas tiras de filé mignon, cebola, azeitonas, ovo cozido e cebolinha. Ela é assada no forno de barro. Os jurados disseram que a receita ficou muito próxima de um preparo do conceituado chef Francis Mallmann, um expoente da gastronomia argentina. A La Fiesta de la Empanada teve a participação de 15 chefs de diversas partes do país.

Vencedora empanadas

María del Carmen Vicario é conhecida como a ‘rainha das tortas’ da região de Mendoza. A empanada que ela prepara foi escolhida como a melhor da Argentina neste ano. Foto: Prefeitura de Buenos Aires/divulgação.

Ao portal argentino Infobae, María del Carmen contou que aprendeu a fazer empanadas com a mãe, aos 7 anos. Elas trabalhavam na cozinha de uma vinícola na cidade de Tunuyán, em Mendoza. Com o tempo, “Chacha” (como é mais conhecida) desenvolveu suas próprias técnicas e ficou conhecida como a ‘rainha das tortas’ do município.

Concorrência apertada

Na competição, a receita de María del Carmen concorreu com empanadas de carne moída com páprica defumada, caranguejo com tomate, espinafre com ervilha e especiarias, entre outras. Ao todo, cada participante precisou preparar 12 empanadas que representassem as características de suas regiões, entre elas Salta, Tucumán, Córdoba e a própria província da capital.

Os jurados levaram em consideração critérios como o preparo da massa e do recheio e as técnicas de dobra da empanada e de cozimento (frito ou assado). Eles foram acompanhados de uma degustação dos petiscos para mais de 150 mil pessoas na praça principal do bairro de Mataderos. A vencedora levou também um troféu no formato de empanada.

A expectativa da prefeitura de Buenos Aires é realizar o concurso anualmente no Dia da Independência argentina, ampliando a quantidade de chefs participantes e de preparos criados.

Veja também

Como preparar o tradicional frango frito norte-americano

Novo bar na Serra Gaúcha serve vinho encanado à vontade

Conheça o taiyaki, o bolinho doce japonês em formato de peixe

Compartilhe

8 recomendações para você