Prêmio Bom Gourmet 2018

Melhor Ambientação

Ambientação – Vila Gastronômica

Conheça o melhor ambiente de Vila Gastronômica de Curitiba eleito pelo Prêmio Bom Gourmet 2018

por
Compartilhe

vencedores_22

MERCADO SAL

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Responsável pelo projeto: Buzzi & Silva Arquitetos Associados.

Materiais de reaproveitamento (pallets, entulhos de obra, partes descartadas de contêineres) dão o tom industrial à decoração. O visual urbano permitiu intervenções artísticas, como grafite em diversas áreas, além da iluminação 100% LED. A estrutura da vila gastronômica é formada por quarenta contêineres, distribuídos entre área externa e coberta, com ponte-bar, rooftop bar e decks. O conceito mescla a experiência de um shopping e um parque, duas paixões dos curitibanos. A visita é personalizada de acordo com o perfil de cada cliente, somada a uma decoração atraente e aconchegante, música ao vivo todos os dias e espaço para alimentação. O Mercado Sal promove a convivência e visa fomentar a conexão entre as pessoas, promovendo cultura, arte, entretenimento, educação, novas tecnologias, conscientização social e ambiental e a diversidade, usando a gastronomia como um convite para esse propósito.

Votos: Maurício Noronha, Cristiano Ross, Ticiana Martinez, Orlando Ribeiro, Orlando Busarello, Zilda Fraletti, Keiro Yamawaki e Ana Brum.

>> SAIBA MAIS SOBRE A CATEGORIA

>> VEJA TODOS OS VENCEDORES DO PRÊMIO BOM GOURMET 2018

 

Indicados

Foto: divulgaçãoFoto: divulgação

LOUNGE BATEL

Responsável pelo projeto: Carolina Bonetti. 

Uma casa de 75 anos se transformou em um espaço que integra charutaria, salas de poker, bar e lounge. Sem abrir mão da identidade original, o projeto transita entre o clássico e o contemporâneo. O hall de entrada conta com escada de mármore branco paraná, o bar tem cartas de baralho gigantes no teto. Predomina a cor preta, atemporal e aconchegante, que não conflita com o design colorido; e o branco.

Voto: Marina Nessi. 

Confira o serviço completo.

Foto: divulgaçãoFoto: divulgação

DISTRITO 1340

Responsáveis pelo projeto: Javier Godino e Guilherme Bez.

Próximo ao centro, o local foi projetado para atrair entusiastas da cultura americana e amantes de Harley Davidson. Tem conceito moderno, despojado e industrial, com arquitetura que lembra contêineres. Logo na entrada há um totem com as direções para cada uma das ofertas. No espaço aberto (com cobertura retrátil), encontram-se os atrativos, tudo com clima descontraído e ao som de rock’n roll.

Confira o serviço completo.

Foto: divulgaçãoFoto: divulgação

FRESH LIVE MARKET

Responsáveis pelo projeto: Barbara Bacchi e Vick Bacchi.

O ambiente é lúdico e sensorial, com um design voltado para produzir experiências emocionais. As cores remetem à natureza: rosa para felicidade, preto e branco para um ar cosmopolita, grama nas paredes para uma textura orgânica. A iluminação é intimista e indireta, os móveis são modulares e funcionais, e, além disso, é possível interagir com o design e a arquitetura. Todos os ambientes foram pensados para serem cenários dentro de um espaço que integra gastronomia, design, arte, moda e beleza.

Confira o serviço completo.

Foto: divulgaçãoFoto: divulgação

VILA YAMON

Responsável pelo projeto: Thiago Pissaia.

Buscando diversidade e simplicidade, cada canto do espaço foi pensado com o propósito de ser um cool bar compartilhado. Há as balanças da liberdade, um cantinho de recados, quatro operações de comida e quatro de bebidas. A vila tem uma área de 800m².

Confira o serviço completo.

Foto: Eduardo MacariosFoto: Eduardo Macarios

MONDRÍ GETÚLIO

Responsável pelo projeto: Maurete Schumacher.

Totalmente planejado em contêineres, com cores fortes que homenageiam Piet Mondrian, fundador do neoplasticismo, é possível encontrar conforto e sofisticação a partir de uma arquitetura geométrica. O empreendimento conta com uma área climatizada de 150m², sendo que a capacidade é de 90 pessoas sentadas e 200 em pé. No piso inferior tem um estacionamento e uma área coberta (com palco) para eventos. Área destinada principalmente para entretenimento e lazer.

Confira o serviço completo.

Foto: Victória MazieroFoto: Victória Maziero

PÁTIO FAIVRE

Responsável pelo projeto: BST arquitetura.

Feito para ser um espaço aberto que proporciona comodidade, conforto e aconchego para as pessoas desfrutarem, no centro de Curitiba. É formado por uma linha de contêineres, utiliza iluminação indireta e tem um jardim vertical. O espaço é todo coberto por tendas, e algumas paredes têm grafites. As operações são diversificadas.

Confira o serviço completo.

Foto: divulgaçãoFoto: Fabiano Esnarriaga

STREET 444

Responsável pelo projeto: Gustavo Pinto.

Inspirado em bares de Nova Iorque, o ambiente segue um conceito contemporâneo com a proposta de ser um espaço livre, onde as pessoas possam circular sem empecilhos. Para isso, foi criado um salão amplo, com as operações localizadas nos cantos do empreendimento. No centro, as mesas conseguem atender à demanda de clientes que preferem curtir o espaço sentados. Não existem barreiras físicas, para garantir a funcionalidade do espaço e a socialização entre as pessoas.

Confira o serviço completo.

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo.

CA’DORE COMIDA DESCOMPLICADA

Responsável pelo projeto: Bruno Colle.

O projeto se desenvolve em torno de um cipreste com mais de 30 metros de altura e 110 anos, envolvido por um deck de madeira. A vila gastronômica, uma das pioneiras em Curitiba, tem a estrutura composta por contêineres. Utiliza ainda materiais reciclados e de produtores locais, com captação de água das chuvas, isolamento térmico e equipamentos e iluminação de baixo consumo energético. A estrutura é disposta de maneira organizada para abraçar os visitantes, proporcionando a sensação de segurança e conforto.

Confira o serviço completo.

vencedores_50

Keiro Yamawaki  
O arquiteto é fã de tecnologia, cozinheiro e inventor nas horas vagas, aficionado por gadgets e superpai de três meninas. Atual presidente da AsBEA-PR, está à frente de duas empresas de arquitetura: a GaragePlan e a ArquiBusiness.
Cristiano Martini Ross   
Formado em administração de empresas, encontrou no garimpo e comercialização de peças de arte e design do século 19 e 20 o seu lugar no mundo. Assim, criou o Antiquário Cristiano Ross há 18 anos.
Ana Brum 
É designer e escolheu colaborar com sua profissão atuando nas políticas públicas e de gestão à frente da direção técnica do Centro Brasil Design. É apaixonada pela essência da gastronomia: a harmonia dos sabores, a identidade dos ingredientes e o seu resultado.
Zilda Fraletti  
Criadora da primeira galeria contemporânea de Curitiba há 34 anos, a psicóloga de formação se interessa pelo que envolve criatividade, cultura e convivência. Ama arquitetura, arte, cinema, dança, design, gastronomia, literatura, música e teatro.
Ticiana Martinez  
Apaixonada por design, arte, arquitetura e plantas. Curiosa, garimpeira de produtos, lugares e pessoas inspiradoras. Sua marca registrada: a inquietude. Desde 2016 vive a aventura de trazer à cidade produtos de criativos brasileiros em sua Ôda Design Club.
Orlando Busarello 
O arquiteto teve certeza da profissão que seguiria ainda nos anos 1960. Mais adiante conheceu a Escola Paulista, os arquitetos do CIAM e da Bauhaus. Tem interesse natural por arte e design e, à mesa, acredita que boa comida é sempre um prazer.
Orlando Pinto Ribeiro 
Arquiteto, professor universitário da UTFPR, investigador de cultura culinária popular, frequentador assíduo das feiras e eventos gastronômicos, amante da gastronomia urbana dos food trucks curitibanos e parceiro de HAUS no Movimento Reação Urbana.
Mauricio Noronha 
É sócio-fundador da Furf Design Studio, escritório premiado internacionalmente, destacado pelo design de qualidade temperado com inteligência, humor, sustentabilidade e responsabilidade social. É “magro de ruim”, acredita que sabor vai muito além do paladar.
Marina Nessi   
Diretora da Casa Cor Paraná, evento que organiza há 25 anos, a gaúcha adotou a capital paranaense e encontrou na arquitetura, decoração e na curiosidade pela gastronomia uma trilogia perfeita para se apaixonar e buscar novidades.

LEIA MAIS:

>> VEJA TODOS OS VENCEDORES DO PRÊMIO BOM GOURMET 2018

Compartilhe

8 recomendações para você

CADASTRE-SE NA GAZETA DO POVO E TENHA ACESSO ILIMITADO GRÁTIS AOS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS DO BOM GOURMET ATÉ O DIA 31 DE OUTUBRO.