Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Em parceria com Faculdade Inspirar, Abrasel lança cursos profissionalizantes gratuitos para ampliar capacitação no setor.
Em parceria com Faculdade Inspirar, Abrasel lança cursos profissionalizantes gratuitos para ampliar capacitação no setor.| Foto: Pixabay

Com o objetivo de solucionar um dos problemas recorrentes no setor de bares e restaurantes, a escassez de mão-de-obra qualificada, a seccional paranaense da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR) criou três cursos profissionalizantes nas áreas de cozinha a la carte, cozinha de buffet e atendimento em salão. As qualificações são ministradas em parceria com a Faculdade Inspirar, de Curitiba.

De acordo com Nelson Goulart Junior, presidente da entidade, não existem cursos gratuitos de qualidade no setor ao mesmo tempo em que os estabelecimentos têm muitas vagas que precisam ser preenchidas.

“Observamos uma rotatividade muito grande nos restaurantes porque muitas pessoas são contratadas sem conhecer, de fato, a rotina. Queremos dar oportunidade para quem quer trabalhar de conhecer o funcionamento do setor antecipadamente e começar o trabalho com mais qualidade”, diz.

Ele explica que os cursos são extremamente práticos e foram pensados de forma muito similar ao que os estudantes, quando formados, terão que enfrentar dentro dos estabelecimentos. “Os alunos do curso a la carte vão ter aulas no domingo, por exemplo, pois na prática terão que trabalhar nesse dia”, completa.

Investimento e expectativas

Considerando insumos, remuneração de professores e demais gastos estruturais, cada aluno da Academia Abrasel Inspirar Gourmet representa um investimento de R$ 1.500, valor integralmente custeado pela Abrasel em parceria com estabelecimentos associados que desejam empregar os jovens, quando formados. Existe também, como explica Goulart, um projeto na Câmara Municipal para garantir transporte gratuito aos estudantes selecionados.

Todas as aulas dos cursos acontecerão nas três cozinhas da Faculdade Inspirar que, para o presidente da Abrasel-PR, foram fatores de motivação para a parceria.

“A estrutura que nos foi oferecida atende as demandas e facilita nosso objetivo de oferecer oportunidades de ensino de qualidade”, conta.

Para Aguinaldo Monteiro, coordenador do curso de gastronomia da Faculdade Inspirar, a parceria foi estimulada por uma vontade pessoal de contribuir para o setor. Ele reconhece que a questão salarial tem pouca atratividade e desestimula a capacitação.

"O que muitos funcionários não têm em mente é que a capacitação fará com que eles evoluam na carreira e ultrapassem o momento de baixa remuneração”, explica.

A expectativa é a de abrir as primeiras turmas em janeiro, cada uma delas com 18 alunos mais duas vagas disponíveis para restaurantes associados da Abrasel que desejam enviar funcionários já contratados para se capacitarem em aulas específicas do curso.

“O que estamos começando aqui é um projeto piloto para o qual temos ambiciosas expectativas de expansão; a intenção é leva-lo para o Brasil todo. Pessoalmente, tenho a expectativa de realmente viabilizar essa oportunidade”.

Processo seletivo

A partir de dezembro a Abrasel-PR irá disponibilizar um formulário a ser preenchido pelos interessados em qualquer um dos três cursos. Após encerrado o prazo de inscrição, todos os candidatos passarão por um processo de triagem psicológica, que será feito por telefone, e os selecionados nesta etapa serão encaminhados para uma entrevista presencial.

No total, serão disponibilizadas 50 vagas por mês, distribuídas entre os três cursos.

Conteúdo editado por:Talita Boros Voitch
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]