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Clientes restaurantes
Novas experiências e clubes de assinaturas estão entre as novas tendências para os restaurantes brasileiros neste ano.| Foto: Bigstock

O ano de 2022 está apenas começando, mas já é possível prever que os mais de 300 dias pela frente não serão iguais aos vividos nos últimos 365 – e nem mesmo antes disso.

A pandemia da Covid-19 mexeu profundamente com todo o setor de bares e restaurantes não apenas financeiramente, mas também nas mudanças provocadas no comportamento dos clientes. Elas vieram para ficar e vão impactar diretamente na retomada da economia.

É o que mostra o novo Guia de Tendências 2022-2023, lançado pelo Sebrae/PR em meados de dezembro com uma projeção do que se prevê no cenário de pós-pandemia. Segundo o levantamento, entre as mudanças mais significativas que devem ser levadas em consideração está a busca por novas experiências de consumo.

Clubes de assinatura, kits de produtos especiais, alimentos frescos e produzidos o mais próximo possível seguem na sequência do que veio para ficar com a volta do movimento nas ruas. E, acima de tudo, um delivery com mais tecnologia e uso da capacidade ociosa do restaurante para aumentar a receita do negócio.

Segundo Patrícia Albanez, coordenadora estadual de turismo da instituição, tudo o que se conhecia e se fazia até então ficou no passado. Agora é preciso pensar além das quatro paredes do restaurante.

“A pandemia provocou uma mudança de paradigmas, e os empresários precisam estar cada vez mais preparados para testar e mudar de acordo com o que o cliente deseja”, explica.

Ouça no podcast Mercado Gastronômico as principais tendências que farão a diferença nos negócios de bares e restaurantes em 2022 e 2023, e como os empresários devem se adaptar a elas:

A pesquisa completa do Guia de Tendências 2022-2023 pode ser acessada no site do Sebrae/PR junto de um modelo de canva para elaborar novos planos de negócios.

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