i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Efeitos da crise

Metade das microcervejarias do Paraná corre o risco de fechar até o fim do ano

  • 17/06/2020 10:17
Produção de cerveja
Pesquisa da Procerva aponta que 49% dos empreendedores pensam em encerrar a produção se a situação não melhorar até novembro.| Foto: Unsplash

Um levantamento divulgado nesta terça-feira (16) pela Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva) mostra que quase a metade das empresas (49%) deve fechar as portas até o final do ano por causa da pandemia do coronavírus.

A pesquisa realizada com 38 empreendedores de todo o estado aponta que o mercado das cervejas artesanais teve uma retração de até 81% do faturamento nestes três meses de restrições e que apenas 15% deles continuam trabalhando normalmente.

De acordo com a entidade, a redução do faturamento se explica pela menor quantidade de produto vendido: de 799 mil litros antes da pandemia para 153 mil litros em média ao mês. O levantamento aponta que apenas 13% dos empreendedores tinham uma reserva de caixa suficiente para alguma eventualidade e que 59% das cervejarias restantes não conseguiram sequer ter acesso às linhas de crédito prometidas pelo governo federal para financiar a folha de pagamento e o capital de giro. Com isso, 53% das cervejarias entrevistadas tiveram que demitir colaboradores -- em torno de 20% do total da mão de obra, que era de 312 trabalhadores.

Perguntados como ficará o quadro de funcionários se a situação continuar assim até novembro, 33% das cervejarias afirmaram que vão demitir todos os colaboradores e outros 27% disseram que devem encerrar os contratos de mais da metade deles.

Isso é reflexo da queda do faturamento provocado pelas regras de isolamento e distanciamento social, além dos decretos que fecharam bares e restaurantes. Aproximadamente 55% das microcervejarias deixaram de receber de 50% a 90% dos produtos comercializados nos estabelecimentos, amargando um prejuízo que dificulta, ainda, o pagamento dos fornecedores daquelas que seguem com alguma produção e das contas básicas de água, luz e telefonia (95% não conseguiram negociar as taxas de serviços básicos).

2 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 2 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • L

    Latch-Key-Kid

    ± 3 horas

    Infelizmente isso é só a ponta do iceberg...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • G

      Gustavo Muller

      ± 6 horas

      Parabéns a todos mais uma vez! Fique em casa!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      Fim dos comentários.