Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Luz restaurante
Ferramenta promete reduzir a conta de luz em 15%.| Foto: Bigstock

A conta de luz está cada vez mais alta, e o consumo de energia segue aumentando à medida que as pessoas voltam às ruas com a flexibilização dos decretos sanitários. Não é difícil encontrar bares e restaurantes preocupados em como pagar a fatura no final do mês – e também com a cobrança dos atrasados nos últimos meses.

É de olho neste segmento que a plataforma SaveE passou a disponibilizar o serviço de análise e diagnóstico do consumo para estes estabelecimentos, gerando um plano de ação imediato na economia da conta de luz. A ferramenta, criada em 2019, atendia apenas empresas até então.

No entanto, foi expandida para bares e restaurantes neste momento importante de retomada da economia. A ação faz parte de uma parceria da Ambev, Grupo de Energia do Brasil (Gebras), Schneider Electric e Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU).

Victor Hugo, gerente de energia da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), explica que a iniciativa vai de encontro ao objetivo dos negócios, de produzir mais com menos de forma sustentável.

“Nesta conjuntura, em que os custos energéticos estão exorbitantes, a plataforma SaveE é uma importante ferramenta nos primeiros passos para a trilhar o caminho da eficiência energética”, explica.

Autodiagnostico

A plataforma SaveE promete uma redução de até 15% nas contas de luz em três meses, a partir dos resultados gerados pela análise. A Gebras, que liderou o projeto experimental, constatou que ao adotarem 100% do plano de ação, os pontos de venda geraram uma economia de mais de 25 mil kWh por ano.

Toda a análise é feita gratuitamente a partir de um autodiagnostico feito por um formulário disponibilizado no site da iniciativa. Os mesmos parâmetros de avaliação já foram utilizados nas cervejarias da Ambev, que também verificaram uma economia de energia, como conta Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de sustentabilidade e suprimentos.

“Na Ambev, já adotamos várias medidas para reduzir o consumo de energia, e queremos engajar nosso ecossistema de parceiros a fazerem o mesmo nesse momento, pensando no futuro que estamos construindo”, diz.

O autodiagnóstico é formado por um questionário de 164 perguntas em seis segmentos: geral, perfil de consumo, setor administrativo, produção, armazenagem e outros. O sistema faz uma espécie de filtro das perguntas a serem respondidas de acordo com o perfil de cada empresa, e apresenta o plano de ação.

Além de elaborar um plano de ação específico para cada empresa, o SaveE também oferece um acervo de conteúdos sobre gestão de energia elétrica elaborado pela universidade corporativa da Schneider Electric.

Como se inscrever

Interessados em conhecer a proposta da SaveE podem acessar a plataforma, de forma totalmente gratuita aqui. Para o cadastro, o usuário deve se atentar ao setor que a empresa faz parte, já que há uma diferença cadastral entre os módulos propostos.

Estabelecimentos como restaurantes, bares, choperias, padarias, mini mercados ou lojas de conveniência fazem parte da categoria ‘Ponto de Venda’.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]