Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
iFood FoodCo.
Parceria permite que restaurantes cadastrados no iFood acessem de graça os conteúdos exclusivos do FoodCo.| Foto: arte/Bom Gourmet Negócios

O maior aplicativo brasileiro de delivery, o iFood, e a mais nova plataforma de comunidade de conteúdos de gestão e educação para restaurantes, o FoodCo., firmaram uma parceria inédita no mercado nacional para fornecer um pacote completo de conteúdo e inteligência de mercado para restaurantes e outros tipos de operação de gastronomia que fazem parte do app.

Desde o fim de outubro, os restaurantes que operam no iFood podem ser membros premium e acessar os conteúdos e eventos exclusivos do FoodCo., plataforma de inteligência de mercado para donos de bares, restaurantes e similares, desenvolvida pela Pinó, unidade de novos negócios da Gazeta do Povo.

O mercado de food service do Brasil é formado por muitos empreendedores por necessidade, característica acentuada ainda mais com a pandemia do coronavírus. Além disso, é comum os empreendedores enfrentarem o desafio de se profissionalizarem nas áreas de gestão, operação e financeira dos negócios de gastronomia.

A missão do FoodCo. é fortalecer a atuação deste empreendedores, tornando-os mais eficientes, preparados e competitivos para enfrentar o mercado. Por meio de ações, pesquisas e conteúdo exclusivo, o FoodCo. capacita, conecta, inspira e impulsiona o desenvolvimento dos seus membros premium.

Membros premium

A assinatura de membro premium do FoodCo. é custeada pelo iFood para seus restaurantes parceiros pelo programa Vantagens do Chef. Com isso, os mais de 270 mil bares e restaurantes que operam no aplicativo podem se cadastrar para acessar os conteúdos exclusivos do FoodCo.

No entanto, é preciso correr para fazer parte da plataforma e comunidade, pois as assinaturas são limitadas, segundo Arnaldo Bertolacci, diretor de experiência do restaurante do iFood.

"O programa Vantagens do Chef reúne parcerias com grandes empresas para oferecer descontos e facilidades para toda a nossa base de restaurantes cadastrados e ampliar essa rede através do FoodCo. irá agregar aos nossos parceiros que poderão ficar por dentro do mercado de food service por meio de informações, cursos e notícias", explica.

A assinatura de membro premium do FoodCo. para restaurantes do iFood está disponível dentro da aba do programa Vantagens do Chef, e é liberada para acesso imediato logo após o cadastro. Os restaurantes parceiros do iFood não pagam mensalidade, não têm taxa de adesão, contrato ou qualquer outro tipo de cobrança. O custo da assinatura é pago pelo aplicativo e oferecido como um benefício para seus operadores parceiros. Quer se cadastrar como membro premium? Clique aqui.

Profissionalização

O FoodCo. foi desenvolvido para fornecer aos empreendedores do setor de alimentação fora do lar conteúdos técnicos e ferramentas focadas em gestão e operação para ajuda-los a tomarem melhores decisões nos seus negócios. São materiais que tratam desde as orientações mais simples para se começar um novo plano de negócios, até mesmo análises de business intelligence sobre como manter a operação entre os “top of mind” dos clientes.

“É muito significativo este atestado do iFood em acreditar no nosso propósito de fomentar e capacitar os empresários das operações de gastronomia. Em 15 dias de parceira, mais de mil restaurantes de todos os estados do Brasil já aderiram ao FoodCo., o que mostra como este segmento estava carente de uma fonte forte e confiável de conteúdos para as decisões de negócios”, analisa Talita Boros Voitch, head do FoodCo.

Essa necessidade é confirmada pelos números, como mostram pesquisas de mercado apuradas ao longo da pandemia. No apanhado de todo o ano de 2020, dados da Serasa Experian apontam que foram abertas 3,391 milhões de empresas no Brasil, sendo 9,7% delas referentes ao setor de serviços de alimentação.

É a mesma percepção apurada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que viu no empreendedorismo por necessidade a saída para os milhares de desempregados das empresas impactadas pela pandemia. E a alimentação foi a saída de muitos deles, resgatando receitas de família para empreender na cozinha de casa.

Benefícios do FoodCo.

Análise FoodCo.
Tela de análise de mercado do FoodCo., com estudos exclusivos de business intelligence acessíveis apenas para assinantes.| arte/Bom Gourmet Negócios

Arnaldo Bertolaccini, diretor de experiência do restaurante do iFood, reforça as vantagens e benefícios que os restaurantes parceiros passam a ter com a parceria. Para ele, é a melhor oportunidade para que os empreendedores profissionalizem a gestão de seus negócios e se destaquem da concorrência.

“A parceria oferece assinatura gratuita na plataforma aumentando a base de networking em grupos exclusivos, conteúdo técnico estratégico, inspiração com estudos de casos, mentorias semanais, pesquisas de mercado exclusivas e curadoria de conteúdos voltada à gestão, operação e finanças”, pontua.

Além de todos os conteúdos, o FoodCo. oferece a participação dos membros premium em grupos exclusivos de discussão pelo WhatsApp. Neles, os empresários podem trocar experiências, dicas e debater assuntos variados sobre a gestão dos seus negócios. E, ainda, uma curadoria diária exclusiva de publicações nacionais e internacionais que ajudam na tomada de decisões das operações.

Conteúdos

“Todos os membros premium do FoodCo. podem consumir os materiais de alta qualidade que a nossa equipe e embaixadores produzem, como as mentorias e as arenas de experiência. E, também, os e-books para os mais diversos processos de gestão, as análises de mercado, os conteúdos inspiracionais, entre tantos outros”, afirma Talita.

Todos os conteúdos disponibilizados diariamente no FoodCo. são elaborados de acordo com as necessidades do mercado trazidas tanto pelos membros da comunidade como pelos embaixadores. Entre eles há nomes importantes no mercado nacional, como Ivan Achcar, sócio-proprietário e gestor da Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia (EGG); Claudio Moreira, consultor e professor da Conquer+; Márcio Blak, consultor do canal Food&Franquias; entre outros.

Há, ainda, entidades e instituições parceiras que endossam o FoodCo., como a Brain Inteligência Estratégica, a NaMesa Consultoria, que também produzem conteúdos e pesquisas para a comunidade, além da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a Associação Nacional de Restaurantes (ANT). E o Bom Gourmet Negócios, media partner da plataforma.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]