Eventos

oportunidade

Itália tem mestrado em café com bolsa integral para brasileiro; veja como se inscrever

Curso oferecido pela Fundação Ernesto Illy será em Trieste com duração de 10 meses; inscrições para a bolsa vão até esta quinta (15)

por Júlia Ledur Publicado em 13/06/2017 às 18h
Compartilhe

Sempre quis aprender mais sobre cafés? A illycaffè, empresa italiana beneficiadora de café, está com inscrições abertas para o Mestrado Internacional em Economia e Ciência do Café (International Masters in Coffee Economics and Science Ernesto Illy). E o melhor: a empresa oferece uma bolsa de estudos integral para um brasileiro.

O curso será ministrado em Trieste, na Itália, entre janeiro e outubro de 2018. As inscrições para solicitações de bolsas se encerram nesta quinta-feira (15) e as para alunos pagantes vão de 16 de junho a 1º de outubro de 2017. O investimento do curso para quem não conseguir bolsa é de € 15 mil, valor que não inclui despesas como transporte, alojamento e alimentação.

O mestrado é organizado por um grupo de instituições educacionais: a Fundação Ernesto Illy, a Università Del Caffè da illycaffè, a Universidade de Trieste, a Universidade de Udine, a International Superior School of Advanced Studies of Trieste, a Association of Molecular Biomedicine e o District of Coffee de Trieste.

Mestrado em café

O curso é dividido em três áreas disciplinares: Economia-Administração, Biologia-Agronomia e Tecnologia. O objetivo principal é oferecer uma formação multidisciplinar sobre o mundo do café, que engloba conhecimentos sobre o ciclo produtivo da bebida, desde o cultivo até os serviços de alimentação. Tópicos como logística e processo de industrialização também fazem parte das disciplinas do mestrado.

Além disso, também serão exploradas as relações entre as universidades e o mundo dos negócios, com base no conhecimento tecnológico e cultural da illycaffè, o legado científico de Ernesto Illy, que foi presidente da empresa, e o papel de Trieste como cidade exemplar na produção de cafés.

LEIA TAMBÉM

Baristas de Curitiba dominam o pódio do Campeonato Brasileiro 2017

Melhor café do PR é produzido em Cambira

Cafeteira inventada em Curitiba funciona sem energia elétrica

As aulas do mestrado serão ministradas em Trieste, na Itália, de janeiro a outubro de 2018. Foto: Pixabay

As aulas do mestrado serão ministradas em Trieste, na Itália, de janeiro a outubro de 2018. Foto: Pixabay

O curso possui uma carga horária de 400 horas de aulas intensivas, divididas em 12 módulos e 60 créditos universitários. As aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira, nas dependências da illycaffè em Trieste, na Itália. Todas as disciplinas serão ministradas em inglês.

Requisitos

O curso é direcionado para candidatos graduados em Economia, Administração, Engenharia Agronômica, entre outros que tenham forte envolvimento profissional com café. A empresa também busca alunos que tenham excelente desempenho acadêmico, forte envolvimento profissional com atividades cafeeiras e interesse em se desenvolver na área, e fluência na língua inglesa. O processo dá preferência para candidatos que não possuam curso de pós-graduação.

Para concorrer à bolsa, o aluno deve enviar para o e-mail da Universidade do Café Brasil (pensa@pensa.org.br): uma carta de auto apresentação, explicitando interesse e motivação para realizar o curso; e um currículo resumido, com no máximo três páginas e foto.

Serviço

Documentos necessários para a candidatura à bolsa devem ser enviados para o e-mail pensa@pensa.org.br até o dia 15 de junho. Alunos pagantes podem se inscrever de 16 de junho a 1º de outubro.

Esclarecimentos adicionais sobre o processo de seleção da bolsa de estudos podem ser conversados pelo e-mail pensa@pensa.org.br ou pelo telefone (11) 3818-4005. Mais informações sobre o curso pelo e-mail master@illy.com.

Compartilhe

8 recomendações para você