Bebidas

Mundo cervejeiro

10 motivos para ter um growler em casa

São sustentáveis, garantem ter cerveja fresca e de qualidade e dão muito mais benefícios. Confira!

por Bom Gourmet Publicado em 04/04/2018 às 13h
Compartilhe

Com o crescimento do universo cervejeiro no Brasil e no mundo, uma grande variedade de acessórios para os amantes da cerveja artesanal começou a se difundir. O que ganhou maior popularidade foi, sem dúvida, o growler, o garrafão retornável usado para armazenar o chope.

De cerâmica, vidro ou inox, com tampas de pressão ou rosqueáveis, o growler virou um must entre os amantes da cerveja. A razão principal é que o garrafão, disponível em vários tamanhos, garante a preservação e qualidade da bebida, mas existem mais benefícios. Confira.

10 motivos para ter um growler em casa

>> Veja aqui outras matérias de gastronomia, receitas e dicas

Foto: Divulgação

1. Mais aroma e sabor

Quando você consome bebida em growler, na verdade está consumindo a cerveja no seu estado mais natural, com todos os aromas e sabores originais: um produto sem aditivos ou processo de pasteurização que alongam a prazo de validade para o consumo.

2. Mais econômico

Ao utilizar seu growler, você está deixando de pagar por processos industriais de pasteurização e envase. O número de descartáveis como garrafas, latas, tampinhas, rótulos e caixas também diminui. Além disso, economiza com a parte logística para a chegar até a prateleira de um supermercado, por exemplo.

>> 7 cuidados para conservar seu growler de cerveja por mais tempo

Foto: Divulgação

3. Mais sustentável

Por mais que o Brasil recicle grande parte das latas, embalagens e demais detritos derivados do consumo da cerveja, ainda assim é necessário gastar energia com este processo. Para a comercialização, também são utilizados processos industriais, como pasteurização e envase, e milhares de litros de diesel durante o transporte para que a garrafa ou lata chegue até as gôndolas. Tudo isso é eliminado pelo uso do growler. O utensílio é, sem sombra de dúvidas, a forma mais sustentável de consumir cerveja.

4. Mais liberdade

Até pouco tempo, para tomar uma boa cerveja você precisava ir até um bar ou alugava um barril imenso com chopeira, gelo, cilindro de CO² etc. O growler revolucionou essa ideia: agora você pode escolher a quantidade, o sabor do seu chope preferido e beber onde, quando e com quem quiser.

5. Maior variedade

>> Qualidade faz de Curitiba um dos principais polos de cerveja artesanal do país

A maioria das cervejas artesanais não estão disponíveis em latas ou garrafas – as cervejarias tendem a envasar somente aquilo que é mais comercial. Então, se você é do tipo que gosta de ter novas experiências e apreciar sabores diferentes, com um growler você pode ter acesso a uma maior variedade.

6. Estímulo à economia local

Cervejarias artesanais, bares e distribuidores de chope em geral são pequenas empresas. Ao comprar de um pequeno negócio no seu bairro ou na sua cidade você contribui para a geração e distribuição de renda local, criando até oportunidades para a abertura de novos negócios. Além de ajudar a fortalecer a economia local, evita a perda de tempo com deslocamentos por conta da proximidade do negócio e contribui para mais oportunidades de emprego.

7. Beba menos, beba melhor.

Atualmente estão disponíveis no mercado growlers de 1, 2, 3 e 4 litros. Com os menores, se tiver mais que um, você pode ter variedade de sabores. Com os maiores você pode compartilhar aquele aroma favorito com a família e amigos.

8. Fidelização que gera vantagens

Cada vez mais cervejarias, bares e pontos de recarga estão criando promoções para atrair consumidores. Já existe até o growler day: incorporado na rotina semanal de muitos estabelecimentos, é um dia para você aproveitar o desconto e encher seu growler.

9. Menos lixo dentro de casa

Tem coisa pior que depois daquela recepção dos amigos ter que recolher todas as latas e garrafas vazias? Trazer um growler cheio de cerveja para dentro de casa é um ato que elimina a bagunça. Se você tiver quatro growlers por exemplo, terá de 4 a 16 litros de cerveja fresca e variada.

10. Decoração

Além de ser práticos, ele pode fazer parte da decoração de sua casa. Algumas empresas dão a possibilidade de personalizar o garrafão do jeito que você quer.

Fonte: My Growler

LEIA TAMBÉM:

>> Budweiser lança linha de molhos e temperos e churrasqueira própria

>> Em nova cafeteria, cliente escolhe quanto quer pagar pelo café

Compartilhe

8 recomendações para você