• Carregando...

Há muito tempo o chá caiu no gosto popular e se tornou obrigatório durante os lanches vespertinos. Mas uma novidade inusitada que envolve a bebida está fazendo a cabeça dos paulistanos: utilizá-la como ingrediente em pratos – alguns deles, inclusive, salgados.

A ideia partiu da Loja do Chá Tee Gschwendner, na capital paulista, que serve diversos preparos feitos com a iguaria. Além disso, a casa investe em dicas de harmonização. Se o cliente quiser, pode combinar o seu prato à base de chá com alguma das mais de 200 variedades da bebida comercializadas no local.

O chef da Loja, Guilherme Bomfim, explica que para utilizar o chá – ou a infusão – como ingrediente, é necessário definir qual o sabor que se quer agregar ao prato. Desde um bolo doce a um strudel ou croissants, a combinação é permitida. “Deve-se prestar atenção se a receita pode receber líquido ou apenas a composição a granel, para não perder a consistência”, orienta. Se for o segundo caso, é necessário processá-lo até que vire um pó bem fino.

A dosagem a ser aplicada, explica o chef, deve variar de acordo com a intensidade da bebida. “Se ela for mais fraca, como um chá verde, pode-se aumentar a dosagem.” Umas das receitas mais pedidas na Loja é a quiche lorraine. Para substituir o bacon e deixá-la mais saudável, Bomfim utiliza o Lapsang Souchon – um chá que possui sabor defumado.

Outra sugestão é produzir manteigas aromatizadas, para degustar com bolos doces. “Deixe ela em temperatura ambiente até que ficar em ponto de pomada. Misture com chá a granel processado e depois leve à geladeira”, ensina. Para cada 200 gramas de manteiga, o chef utiliza 10 gramas de chá.

Harmonização

Carla Saueressig, proprietária da A Loja do Chá e especialista na bebida, explica que muitas pessoas confundem os termos “chá” e “infusão”. “Chás são basicamente seis tipos que derivam de uma planta chamada Camellia Sinensis. Todos os outros são infusão”, define.

Para harmonizar a bebida, a regra geral é simples: chás verdes e brancos são mais suaves e, por isso, combinam com peixes, saladas e pratos mais leves, explica Carla. Chás pretos e os chamados oolombos são mais encorpados e harmonizam com carnes, massas e pratos pesados.

Entre escolher uma bebida quente ou fria para acompanhar a refeição, ela questiona: “você toma café gelado no calor? Então é algo cultural. Vai do gosto de cada um e da estação do ano.”

* * *

Serviço:

A Loja do Chá Tee Gschwendner. Shopping Iguatemi (Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.232, Jardim Paulista, São Paulo – (11) 3816-5359). Abre de segunda a sábado, das 10 às 22 horas, e aos domingos, das 14 às 20 horas

Veja mais
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]