Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
  • Ícone FelizÍcone InspiradoÍcone SurpresoÍcone IndiferenteÍcone TristeÍcone Indignado
mulheres na cozinha
Projeto valoriza mulheres cozinheiras de todo o Brasil.| Foto: Divulgação

O Instituto Brasil a Gosto e o aplicativo 99Food se uniram em uma ação para valorizar o trabalho de mulheres na cozinha. O projeto Cozinheira & Brasileira quer dar mais visibilidade à empreendedoras que produzem comidas brasileira e regionais. Elas terão um ícone de destaque na página principal do aplicativo e suas receitas e histórias serão divulgadas pelo site do projeto.

A ideia foi reforçada pelo resultado de uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha e Ipsos, encomendada pela 99Food, mostrando que metade dos pedidos feitos por aplicativo – nos meses de janeiro, abril e maio deste ano - foram de comida típica brasileira e, de acordo com a empresa que encomendou a pesquisa, durante a pandemia houve aumento do número de restaurantes comandados por mulheres.

mulheres na cozinha
Receita de Peixe ao Coco, de um restaurante do Recife, é um dos pratos divulgados pelo projeto.| Divulgação

O Instituto Brasil a Gosto trabalha para fomentar projetos que valorizem os ingredientes nacionais e garantam sua acessibilidade ao público. E por isso foi a responsável pela curadoria dos conteúdos, contando a história de algumas cozinheiras por meio de uma websérie. À distância, a equipe do instituto orientou e dirigiu as imagens que deveriam ser produzidas para contar como iniciaram seus empreendimentos e como é o dia a dia na lida. O projeto também está lançando um caderno virtual de receitas saída dos cardápios de algumas das empreendedoras.

“A cozinha brasileira é feminina na sua origem. São elas que ajudam a salvaguardar e repassar nossa história. Com a webserie, algumas dessas mulheres abrem suas cozinhas para nós e conseguimos nos aprofundar histórias delas. São histórias de luta, pois é muito difícil empreender em plena pandemia, fechadas em casa, muitas vezes vendendo em barraquinha na rua”, comenta Bel Moherdaui, do Instututo Brasil a Gosto.

Ela explica que todas as receitas foram testadas pela equipe do instituto para garantir a quantidade dos ingredientes, visto que muitas dessas receitas são feitas com “medida à olho”. Tanto as receitas quanto os vídeos podem ser conferidos no site do projeto.

Para contribuir para o crescimento dos negócios locais de mulheres na cozinha, o aplicativo 99Food criou uma nova categoria, marcada com o ícone do projeto Cozinheiras & Brasileiras, com os restaurantes de comidas regionais e brasileiras, comandados por mulheres.

Pesquisa

A pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha e Ipsos ouviu 1505 usuários de delivery - 54% mulheres formados por mulheres e 46% por homens – de classes A, B e C. Destes, 83% costumam comer pratos típicos de seus estados. Na região Sul, o churrasco é o prato preferido por 30% dos ouvidos e a feijoada é a campeã no gosto dos brasileiros, com 13% das respostas. Do total, 41% consideram consumir pratos locais uma forma de valorizar produtores da região.

As respostas também mostram que o hábito de pedir alimentação por aplicativo, potencializado pela pandemia, veio para ficar: 62% afirmam que vão continuar pedindo comida por App e 15% que aumentar número de pedidos durante a semana. “A pesquisa mostra uma tendência de consumidores saindo do pedido por aplicativo feito apenas nos finais de semana, seja de um fast food, ou pratos de outras origens, para aumento de consumo diários de comida regional”, comenta Raphael Dias, gerente de Marketing e Negócios do 99Food.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]