i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Inspiração

Conheça os livros que inspiraram 5 empresários de sucesso da gastronomia

  • PorMariana Ceccon, especial para Gazeta do Povo
  • 22/12/2020 07:00
Junior Durski
| Foto:

Por trás de um negócio de sucesso sempre há um livro inspirador. Pelo menos para os empresários de gastronomia do Paraná essa é a mais pura verdade. Inspirados por biografias, casos reais de gestão e até mesmo livros técnicos, nomes como Junior Durski, Beto Madalosso, Francisco Urban, Marcos Nagano e José Araujo Netto criaram marcas gastronômicas de renome e são referência quando o assunto é empreendedorismo, longevidade ou inovação.

Para o Bom Gourmet Negócios, os empresários contaram quais são os livros que não saem de suas cabeceiras e que podem ajudar quem já está no ramo da gastronomia ou aqueles que pretendem iniciar uma nova empresa.  Confira a lista!

José Araujo Netto

Empresário José Araújo Netto, dono das redes Porks, Mr. Hoppy e Bar do Açougueiro, que deve inaugurar sua primeira unidade ainda em março.
Empresário José Araújo Netto, dono das redes Porks, Mr. Hoppy e Bar do Açougueiro, que deve inaugurar sua primeira unidade ainda em março.

Fundador das marcas Mr. Hoppy, Porks e Bar do Açougueiro, o empresário José Araujo Netto é reconhecido por alavancar de forma sólida e rápida seus negócios.  Com um faturamento previsto de até R$ 80 milhões em 2020 com as suas três marcas, o empreendedor é considerado um especialista quando o assunto é franquia.

Na biblioteca do empresário, dois títulos são destaque: O marketing na era do nexo (R$ 55), dos especialistas em comunicação Walter Longo e Zé Luiz Tavares e Pense Simples (R$ 40), do empreendedor Gustavo Caetano.

A primeira obra trata de marketing assertivo e campanhas alinhadas com a natureza do negócio. Com base em dezenas de entrevistas com alguns dos principais executivos de marketing do Brasil, os autores dedicam-se a resgatar e potencializar, em 240 páginas, o nexo em iniciativas de marketing, que podem estar diluídas em meio a tantas plataformas tecnológicas, profissionais e objetivos diferentes.

Já o segundo título recomendado por Araujo Netto foi lançado em 2017 e defende, em pouco mais de 180 páginas, que inovar é muito mais simples do que se pode imaginar. Usando exemplos de negócios icônicos e reais, Caetano explora questões como fracasso, o DNA da inovação, a lógica da simplicidade e a importância da resiliência, agilidade e leveza.

Junior Durski

A rede Madero chegou a ser avaliada em mais de R$ 3 bilhões em 2019, pelo fundo de private equity Carlyle.
A rede Madero chegou a ser avaliada em mais de R$ 3 bilhões em 2019, pelo fundo de private equity Carlyle.

O fundador de uma das redes paranaenses de alimentação mais famosas no país, Junior Durski inspirou-se na história da marca Starbucks, para fundar o Madero. Por isso, o livro indicado pelo empresário é Dedique-se de Coração (R$ 60), título escrito pelo empresário Howard Schultz, fundador da rede de cafés norte-americana e atual presidente emérito da mesma empresa.

“Ele mudou a história da rede. Eu indico esse livro porque identifico que a história do Madero é muito parecida com essa”, explica Durski. O título foi lançado em 2019 e possui 319 páginas.

“Neste livro, Schultz conta como o Starbucks sempre pensou primeiro não no lucro e sim no cliente, em qualidade e em cuidar dos empregados. E é como pensamos aqui”, conta o empresário paranaense.

“Este livro explica justamente por que o Starbucks é o que é. Ele dá toda a linha de como fazer. Se quem quer empreender ler esta obra e fizer o que está escrito lá, com certeza terá sucesso”, arremata.

Francisco Urban

bar-do-victor-chico-urban-1-foto-leticia-akemi-gazeta-do-povo-33941f10
Francisco Urban está à frente dos restaurantes Victor há 22 anos. | Leticia Akemi

Igualmente fã da obra de Schutz e do sucesso da rede Starbucks, o diretor operacional e dono dos restaurantes Victor, Francisco Urban acredita que além da obra Dedique-se de Coração outro título de Schutz merece destaque: Em frente! (R$ 280). O livro, raro de ser encontrado nas prateleiras, narra como o empresário norte-americano retomou a diretoria da rede de cafés, oito anos após ter deixado o cargo.

“É um livro que considero muito útil em minha história como dono de restaurante, principalmente por retratar como Schultz reconduziu a Starbucks aos trilhos do sucesso, retornando ao comando da empresa. É uma aula completa de gestão”, conta Urban.

O livro de 366 páginas foi lançado em 2011 e pode ser encontrado em sebos virtuais, vendas de usados e sob encomenda.

Beto Madalosso

O chef e empresário Beto Madalosso abriu recentemente o Madá Pizza e Vinho, uma trattoria "secreta", dentro do espaço Coletiza.
O chef e empresário Beto Madalosso abriu recentemente o Madá Pizza e Vinho, uma trattoria "secreta", dentro do espaço Coletiza.

Para quem está iniciando um novo negócio nada melhor do que receber instruções desde a fase inicial. Por isso a indicação do empresário Beto Madalosso é o livro O Restaurante - Conceito e Operação (R$ 50), dos autores John Walker e Donald Lundberg. “É a bíblia para quem quer abrir um restaurante”, defende o dono das marcas Forneria Copacabana, Madá Pizza e Vinho e da revista Tutano.

Ao todo são 366 páginas onde os autores falam sobre aspectos da concepção, abertura e administração de todos os tipos de restaurantes, que vão desde uma franquia de fast food a estabelecimentos de alto padrão. Entram nestes detalhes os planos de negócio e marketing, exploração de nicho de mercado, definição do conceito e menu, além de outros aspectos práticos, como finanças e estruturação da cozinha.

Marcos Nagano

empresário-marcos-nagano-10-pasteis
O empresário Marcos Nagano é formado em engenharia mecânica, mas foi na gastronomia que encontrou sua vocação para os negócios, criando uma das maiores redes de pastel do Brasil.

À frente da rede 10 Pastéis há 17 anos, o empresário Marcos Nagano diz que a melhor coisa para um empreendedor é se nutrir de histórias reais e não teorias.

“Gosto de histórias de vida, que nos mostram resiliência e também de esporte e competição”, explica.

Na cabeceira do empreendedor não faltam biografias, principalmente de atletas. Guga, um brasileiro (R$ 40), por Gustavo Kuerten, Transformando Suor em Ouro (R$ 21), do técnico de vôlei Bernardinho e a biografia do jogador de basquete Michael Jordan (R$ 43), escrita por David Halberstam, são só alguns dos livros inspiracionais indicados por Nagano.

“Já um livro específico da área de gastronomia que eu gosto muito de recomendar é Sonhos in Box (R$ 50), escrito pelo Robinson Shiba, fundador do China in Box. Para mim é uma grande referência em alimentação e franchising”, aconselha.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.