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Especialista vai tirar dúvidas de como abrir a própria franquia ou mesmo transformar o atual negócio em uma rede.| Foto: Bigstock

Começo de ano é época de traçar novos planos e rumos de carreira, entre eles o de empreender. E, entre escolher um negócio próprio ou uma franquia já estabelecida, a segunda opção é a ideal para quem não tem muito conhecimento do assunto.

Como abrir uma franquia de sucesso é o tema da próxima Arena FoodCo., que será realizada na segunda (31), a partir das 19h30, pela internet. As inscrições gratuitas já estão abertas e podem ser feitas aqui.

A Arena vai receber o empreendedor Yuri de Melo, sócio-investidor da Avant Consultoria e Franchising, que opera diversas marcas de franquia como Sushiaki, Fat Buda Veggie Burger e Werdum, entre outras.

Com uma longa carreira consolidada no mercado, Yuri vai explicar aos participantes os prós e contras de se investir em uma franquia – principalmente se ela é a primeira investida em empreendedorismo.

Serão esclarecidos pontos como o que levar em consideração ao escolher uma franquia, quais as modalidades disponíveis, o que difere este modelo de negócio, ou mesmo como franquear a atual operação.

“Existem muitos conceito enviesados quando falamos de franquia, como se ela é apenas uma tendência para o ano ou se atende ao perfil do franqueado. E, muitas vezes, quem está vendendo uma franquia não se preocupa com o empreendedor, apenas em fechar novos negócios. Vamos desmistificar essas coisas”, conta.

Embora sejam modelos de negócios já bem estabelecidos e com um know how replicável, o investimento em franquia vai além e necessita de atenção aos detalhes e procedimentos. O mesmo acontece na hora de tornar a própria marca uma rede, que só acontece após um certo tempo e amadurecimento.

Franquia certeira

Para o empreendedor, embora o investimento em uma franquia seja mais seguro do que em um negócio próprio, por ter outras pessoas cuidando de ações estratégicas como fornecedores e marketing, é preciso analisar como cada uma é conduzida.

“Mais do que falar de tendências, vou falar o que nós estamos investindo de tempo, dinheiro e pessoas do nosso time, conscientização e futuro do que olhamos e vemos do mercado”, afirma Yuri de Melo.

Isso para, por exemplo, em mostrar quando a franquia está interessada apenas em vender a operação sem dar o suporte necessário ao franqueado. Ou, como empreendedores podem melhorar a performance das suas franquias com apenas algumas adaptações.

E, ainda, esclarecer que franquia não é simplesmente um investimento. É um negócio que precisa ser tocado pessoalmente pelo franqueado.

“Não quer dizer que você não pode comprar uma franquia e colocar um gerente para tocar. Mas, mesmo este gerente tem que responder a alguém, no caso o franqueado que precisa ter conhecimento do negócio”, completa.

Yuri de Melo acredita que isso só é possível depois de anos em que a franquia já está andando e performando bem. Antes disso, o franqueado precisa estar no dia a dia do negócio.

E franquear?

Além destes pontos, a Arena FoodCo. de Experiência também vai mostrar o caminho das pedras para quem deseja tornar o próprio negócio replicável em franquias. Não basta ter todos os processos bem organizados, é preciso saber onde se quer chegar com ele e o que é viável quando tocado por outra pessoa.

A Arena FoodCo. de Experiência com Yuri de Melo será a segunda (31), às 19h30, pela internet. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Conheça o FoodCo.

O FoodCo. é a plataforma de comunidade e educação para o food service da Pinó e da Gazeta do Povo, para promover o desenvolvimento e a excelência do setor gastronômico no país.

No ar desde o final de julho de 2021, a foodtech traz ao mercado conteúdos e análises aprofundadas para recuperar o ambiente de negócios após a pandemia. O acesso completo à plataforma, participação em mentorias coletivas, entre outras ações, pode ser feito por meio de uma assinatura anual de R$ 9,90 mensais – estabelecimentos parceiros do iFood têm acesso gratuito através do programa Vantagens do Chef.

Comunidade, academia, conexão, inteligência de mercado e transformação são os cinco pilares de atuação. Juntos do FoodCo. estão instituições e entidades de excelência no setor, como o iFood (impulsionador através do programa Vantagens do Chef); a Escola de Gestão e Negócios da Gastronomia (EGG); a Brain Inteligência Estratégica; a NaMesa Consultoria; Conquer+; a BBX e a Food Consulting.

Além disso, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel nacional); Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e a Abrasel-PR também são as entidades que apoiam o FoodCo.

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