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Avaliação clientes
Fique atento às avaliações dos clientes nas plataformas e corrija os erros apontados.| Foto: Bigstock

Todo o esforço é necessário para retomarmos o fluxo de consumidores locais. Boas ideias nem sempre são caras – compilamos algumas dicas fáceis e bem baratas que você pode executar para aumentar sua visibilidade neste momento de retomada.

Conte para todos que você está aberto:

  • Se seu restaurante é de rua, informe visualmente que está aberto e com novos horários.
  • Atualize seu website e mídias sociais!.
  • Faça e-mail marketing e post nas redes sociais informando que já está aberto.

Fale sobre as medidas de segurança sanitárias:

  • Faça Stories e pequenos vídeos nas redes sociais sobre as questões de higiene e como vocês as estão tratando.
  • Mostre a sua cozinha, salão, preparo do delivery, tudo que possa dar mais segurança ao consumidor.
  • Publique tanto em mídias sociais como no seu website as regras que você vem adotando.

Retome seus clientes regulares:

  • Busque contatar aqueles clientes que sempre te “adoraram” e que eram frequentes. Mas, faça um contato pessoal, não em massa.
  • Busque os clientes mais “generosos” que costumam consumir mais, através de seu sistema de CRM, e contate-os pessoalmente.
  • Promova campanhas com pequenas (ou grandes) bonificações para que seus clientes retornem presencialmente.
  • De qualquer forma, sempre reforce outros canais de compra com esta mesma clientela.

Seja visto online:

  • Faça parte de marketplaces, sistemas de reserva, e o que mais puder trazer seu fluxo novamente.
  • Ative ferramentas de localização pelo Google Meu Negócio e similares.
  • Não deixe de responder suas avaliações online.
  • Reveja seu site e o SEO (palavras-chaves e textos específicos para busca), para ser melhor indexado no Google e mais facilmente encontrado.
  • Junte-se a seus vizinhos lojistas.
  • Tente promover promoções casadas com seus vizinhos, como junto de um pet-shop, com a drogaria, e por ai vai.
  • Ofereça recompensas para seus vizinhos consumirem no seu local.
  • Sem aglomerar, promova uma celebração de reabertura, com um evento de “open house”.

Conte a sua história:

  • Inspire e construa conexões com seus clientes, compartilhando sua história durante a pandemia. Use as mídias e seu site para isso.
  • Envolva seus colaboradores para incentivarem um maior engajamento com seus clientes. Outros mais virão a partir disso, todos dependem disso.
  • Revisite as marcações do seu restaurante nas mídias sociais e traga o tema para atualidade comentando nele.
  • Pegue carona em assuntos do momento, repostando e comentando em suas mídias sociais.

*Marcio Blak é especialista no mercado de tecnologia com viés na transformação digital do food service, varejo e franquias. Artigo cedido ao Bom Gourmet Negócios em cortesia.

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