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Especialistas explicam como aproveitar a Páscoa para aumentar as vendas nos restaurantes e ateliês.| Foto: Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo/arquivo

A Páscoa é uma das datas comerciais que mais impactam o mercado gastronômico que tanto sofreu com as restrições da pandemia nos últimos dois anos. Neste momento de retomada é preciso calcular e planejar de forma adequada as ações para atrair os clientes e aumentar as vendas do restaurante ou do ateliê.

Claro que empreendedores e empresários do ramo chocolatier tem uma vantagem comercial, afetiva e cultural nesta data. Mas, é preciso pensar fora da caixa, pois o consumidor está em busca de novidades constantemente.

Ele quer algo além do chocolate transformado em ovo de Páscoa. Este produto não é novidade, ele é conhecido, é comum dentro do segmento, da proposta de negócio.

A novidade está em como ele será apresentado: sua embalagem, tamanho, sabor, recheio, componentes internos – vi uma proposta que vem uma cerveja dentro do ovo. Isso é sair da caixinha. Surpreender, encantar, inovar.

No restaurante

Já restaurantes, cafeterias e docerias, por exemplo, podem aproveitar para lançar uma receita nova, com inspiração na Páscoa, seja no popular coelho ou nas histórias religiosas. Veja o que faz sentido para o seu negócio, para o seu público.

De repente, o chocolate é apenas o coadjuvante da sua história e não o ator principal. Ir na onda, no que todo mundo está fazendo, não é uma boa saída, precisamos sempre encontrar o meio termo, seguir a correnteza, mas criarmos ilhas no meio do caminho.

Personalize o seu produto para atender as necessidades do seu cliente.

O chocolate não é o único protagonista da Páscoa. O bacalhau já é um clássico das mesas brasileiras nessa época do ano. Isso por que, na Sexta-feira Santa, na tradição católica, a carne é abolida.

Hoje em dia, mesmo quem não é religioso, aproveita a data para comer um bom prato de peixe. Mas, se o bacalhau é um peixe caro demais para o seu menu ou não se adequa à forma de serviço, pense em outras preparações à base de peixe ou mesmo vegetarianas.

É preciso estar atento aos diferentes públicos que podemos atender na atualidade: vegetarianos, veganos, plant-baseds. Tenha sempre algo que possa atendê-los, mesmo que esse não seja seu público-alvo. Lembrese: a hospitalidade é inclusiva.

Promova o seu produto

Com o menu pensado, é hora de fazer o seu cliente saber das novidades. A divulgação deve ser feita em todos os canais disponíveis.

Tire belas fotos, daquelas de encher os olhos, divulgue para o seu cliente em todos os seus canais, incluindo Whatsapp e plataformas de vendas online, se for o caso. Enquanto estiver fazendo os testes, preparando o alimento, dê spoilers aos clientes, instigue, diga a ele, antes mesmo do menu estar fechado, que você está preparando algo especial para a data.

*Vera Araújo é especialistas em gestão de negócios de gastronomia, e Amanda Sabadel é especialista em marketing digital e foodstyling, da VA Gestão de Negócios.

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