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Clubes de Assinaturas

Conheça as vantagens do modelo de negócio que entrega produtos ou serviços de modo personalizado

  • PorStephanie Abdalla, especial para o Bom Gourmet
  • 20/11/2020 15:40
Clubes de assinaturas.
Clubes de assinaturas.| Foto: Pixabay

Novidade e conforto para os clientes, fidelidade e rentabilidade previsível para os empresários. Essas são as principais vantagens dos clubes de assinatura para as duas pontas da cadeia de food service. E não existe restrição sobre como inovar nesse modelo que, apesar de recorrente no setor há anos, parece estar em alta, desde a entrega de produtos em casa à oferta de benefícios para quem frequenta estabelecimentos.

É o que diz Carlos Braghin, docente do Senac em Ribeirão Preto e especialista no assunto. "Os modelos adotados pelo setor gastronômico, hoje, devem ser pautados na inovação pois é isso que os clientes esperam, ainda mais em um momento no qual nem todos estão dispostos a consumir da forma tradicional", explica.

Portanto, cabe a empreendedores do setor avaliarem de que forma são capazes de entregar um produto ou serviço diferenciado do que os clientes naturalmente já consomem e, é claro, compreenderem se podem fazê-lo sem perder a essência do negócio.

“Ao se tornar assinante, o cliente está confiando no seu negócio muito mais do que se o consumisse de forma tradicional. Então, é importante atender as expectativas, garantindo que seu negócio é capaz de entregar qualidade de forma cômoda e diferenciada”, afirma Braghin.

De acordo com o especialista, as formas de fazer isso envolvem a captação de dados dos clientes, para compreender qual público está sendo atendido, a comunicação estreita com eles, optando pelos melhores canais para receber feedebacks e respondê-los com agilidade. "Também é importante o desenvolvimento de um sistema logístico que faça sentido, seja ele arquitetado para levar o serviço até o consumidor ou para receber o assinante em estabelecimento próprio", diz.

Cerveja sem sair de casa

Com três pacotes de assinatura, o Bar do Celso envia rótulos especiais diferenciados dos encontrados nas gôndolas. Foto: Instagram Bar do Celso/Divulgação.
Com três pacotes de assinatura, o Bar do Celso envia rótulos especiais diferenciados dos encontrados nas gôndolas. Foto: Instagram Bar do Celso/Divulgação.

Após 14 anos escrevendo sobre o universo das cervejas e nove anos como sommelier da bebida, Luis Celso Jr., colunista do Bom Gourmet com o Blog da Cerveja, decidiu colocar em prática o sonho de trabalhar com consumidores finais e criou, durante a pandemia, o clube de assinaturas do Bar do Celso, feito para amantes de rótulos especiais.

Baseando-se em cervejas de muita qualidade, cuidadosamente selecionadas, e no relacionamento próximo com os sócios, Celso conta ter desenvolvido pacotes de assinatura para pessoas que já entendem de cerveja e querem ir além do que se encontra nas gôndolas. “Essa era uma demanda minha, há alguns anos atrás, e que não foi atendida pelos clubes de assinatura dos quais participei”.

No momento, o Bar do Celso conta com 120 assinantes dos estados do Sul, Sudeste, Goiás e Distrito Federal, que optaram por um ou mais dos três pacotes oferecidos: Beer Basic, desenhado para consumidores iniciantes, que não conhecem os rótulos mais clássicos; Beer Hunter, composto por rótulo “caçados”, mais difíceis de encontrar; e Beer News, para um público mais experiente.

Em apenas quatro meses, o grande sucesso do clube, de acordo com o empresário, está relacionado às etapas descritas por Braghin. A primeira delas, a compreensão do público, já vinha sendo colocada em prática no do blog que permitiu com que Celso conhecesse melhor com quem dialogava.

“Não tem como vender se não existe a confiança do comprador, por isso, estabeleci para o meu negócio que o conteúdo seria o motor de divulgação. Eu entrego mais do que apenas cervejas e os clientes sabem disso porque vários já eram leitores do blog”, afirma.

Além disso, Celso mantém seus contatos aquecidos, prezando pelo bom e estreito relacionamento com os assinantes. A sugestão dele, para isso, é apostar em canais próprios e nas redes digitais para receber feedbacks e responde-los com agilidade e individualidade.

Finalmente, ele ressalta a importância de planejar o negócio com antecedência, avaliando qual a melhor maneira de transportar o produto até os clientes, de forma que ele chegue com qualidade, sem atrasos e complicações.

“Com tudo isso em mente, o clube se assinaturas será um negócio certeiro. A fonte de renda, através dele, é muito mais recorrente e previsível, e as compras são programas, sem exigirem estoque. Por fim, você se torna capaz de criar e gerenciar uma comunidade, fiel ao seu serviço”, diz.

Dois em um

Em qualquer um dos restaurantes participantes do Duo, o cliente ganha um prato de cortesia de valor igual ou inferior ao consumido. Foto: Instagram Duo Gourmet/Divulgação.
Em qualquer um dos restaurantes participantes do Duo, o cliente ganha um prato de cortesia de valor igual ou inferior ao consumido. Foto: Instagram Duo Gourmet/Divulgação.

Enquanto o foco do Bar do Celso é levar produtos até os sócios, em suas casas, o Duo Gourmet faz o exato oposto. Presente em 14 capitais no país, a empresa se posiciona como guia de benefícios para assinantes e sugere, a partir de curadorias locais, restaurantes em cada cidade para que residentes e turistas saibam aonde ir.

O benefício para assinantes, neste caso, além das indicações de lugares novos, é um prato de cortesia de valor igual ou inferior ao consumido nos estabelecimentos parceiros. Já para os restaurantes participantes, a maior vantagem é poder atrair de novos clientes, além de captar os dados deles através do aplicativo do Duo.

De acordo com Pedro Mastelaro, um dos empresários à frente do negócio, não existe taxa adicional a ser paga pelos restaurantes, além do custo do prato adicional.

“É uma situação ganha-ganha. Os estabelecimentos ganham uma nova plataforma de marketing e uma ferramenta de fidelização de clientes. Os assinantes recuperam o valor gasto com o clube em aproximadamente três usos, e acabam sendo incentivados a sair da comodidade de frequentar sempre os mesmo lugares”, afirma.

Atualmente, os benefícios do Duo Gourmet podem ser aplicados nas modalidades presencial, retirada no balcão ou delivery, de acordo com o estipulado em casa estabelecimento. Além disso, os proprietários podem escolher em quais dias da semana e períodos aceitarão o programa, condicionando um maior fluxo de pessoas em dias em que, naturalmente, teriam menos movimento.

Para Mastelaro, mais do que nunca Duo será capaz de influenciar a cadeia pois representa um incentivo a mais de consumo, em um momento no qual as pessoas ponderam bastante suas refeições fora do lar.

“O maior fluxo em restaurantes significa mais demanda aos produtores e fornecedores. De alguma forma, estamos contribuindo para a retomada ativa e eficiente do setor”, finaliza.

Conteúdo editado por:Gisele Rech
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