Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Como abrir franquia
Seja no shopping center ou na rua, investir numa franquia pode ser mais seguro do que abrir um negócio próprio do zero.| Foto: Bigstock

O começo de um novo ano é sempre o momento de traçar novos planos e metas de vida e, muitas vezes, envolve o desejo de mudar de emprego ou mesmo se tornar o próprio patrão. Mas, o começo de um novo negócio pode ser complicado para quem não conhece muito – ou nada – do mercado, e as franquias se mostram como boas opções.

Isso porque a operação já está consolidada e com todo um know how e suporte necessários para corrigir eventuais desvios de rota. É assim que Marcio Blak, head executivo da consultoria Food & Franquias, classifica este modelo de negócios para quem quer começar a empreender.

As franquias normalmente têm anos de experiência e, muitas vezes, negociações melhores com fornecedores, o que ajuda a manter os negócios em momentos de crise. Aliás, pesquisas de mercado são categóricas em afirmar que este modelo foi o menos impactado pela pandemia da Covid-19.

De acordo com números recentes da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a previsão é de que o mercado brasileiro de franquias tenha encerrado o ano de 2021 com um crescimento de 8% e faturamento superior a R$ 40 bilhões apenas no setor de alimentação. Os números finais ainda serão apresentados nas próximas semanas.

“A opção pela franquia ajuda muito o empreendedor porque, quando você vai começar um negócio, tem um risco muito grande. E esse risco, quando vai para o segmento de franquias, ele diminui substancialmente. Estudos mostram que essas empresas não costumam quebrar nos primeiros anos como quando se empreende por conta própria”, conta Blak.

Em entrevista ao podcast Mercado Gastronômico, do Bom Gourmet Negócios, Blak explica como deve ser a escolha da franquia ideal para cada tipo de empreendedor, os cuidados a serem tomados antes de assinar o contrato, o que levar em consideração e, eventualmente, os riscos de se empreender.

Ele também deixa à disposição dos leitores dois artigos que elencam 10 dicas para escolher a franquia ideal e também para não quebrar o negócio.

Ouça abaixo o podcast desta semana e saiba como empreender com uma franquia:

Outras dicas e detalhes das principais operadoras de franquia do país estão disponíveis também no site da Associação Brasileira de Franchising. Clique aqui e confira.

Aproveite e assine também a newsletter do Bom Gourmet Negócios, e receba semanalmente as principais notícias do mercado de food service.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]