Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Vinho Brasil Shangai
Estande brasileiro montado na ProWine Shangai.| Foto: divulgação/ProWine Shangai

A retomada da economia mundial com o avanço da vacina está trazendo de volta também as feiras e congressos presenciais para as indústrias de alimentos e bebidas. As primeiras realizadas recentemente, como a Gulfood, em Dubai, e a ProWine Shanghai, na China, já tiveram a participação de empresas brasileiras através de seus representantes locais.

Agora, outras 30 já estão com inscrições abertas para as indústrias do nosso país levarem os seus produtos. Para isso, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) estão se mobilizando para ajudar os empresários brasileiros a participarem destes encontros.

O objetivo é ampliar o comércio exterior brasileiro, principalmente do agronegócio. Só este segmento, segundo o MAPA, representou 45,3% das exportações no primeiro semestre de 2021. Até junho, foram US$ 61,49 bilhões, o que representa um crescimento de 20,8% em relação ao exportado no mesmo período em 2020.

Segundo Márcio Rodrigues, gerente de agronegócios da Apex-Brasil, o agronegócio brasileiro tem capacidade de diversificar e ampliar as exportações para o mundo. E as feiras abrem ainda a possibilidade de promover produtos de maior valor agregado.

“O agronegócio brasileiro tem capacidade crescente de exportar produtos para uma diversidade de mercados e as feiras são uma oportunidade para ampliar a quantidade de empresas exportadoras e de mercados alcançados pelo Brasil”, afirma.

Mas, não apenas isso. Outros produtos como vinhos e processados também já estão espalhados pelo mundo. Na Gulfood, que é a maior feira do Oriente Médio e norte da África, as indústrias brasileiras de alimentos e bebidas fecharam US$ 33,2 milhões em novos negócios na edição deste ano.

Já a Sial China contempla o mercado asiático, sendo o maior evento dos setores de agronegócio, bebidas e alimentos. Neste ano, 10 empresas brasileiras participarem do evento por intermédio da Apex-Brasil, com mais de US$ 550 mil em negócios imediatos e US$ 2,3 milhões no longo do ano.

Regras para participar

Cada feira tem regras específicas para a participação de empresas estrangeiras, dependendo dos produtos oferecidos, do país de fabricação e de destino das mercadorias. Para isso, a Apex-Brasil fornece as orientações necessárias e avalia se o negócio está pronto ou não para a exportação.

Há, ainda, uma seleção de quais empresas podem ou não participar de uma determinada feira, avaliada pela Apex-Brasil para “apresentar a maior diversidade possível de produtos brasileiros”, explica a entidade.

As feiras também permitem a participação de cooperativas e empreendimentos da agricultura familiar, que terão os certificados orgânicos avaliados pela organização oficial do evento a partir de uma seleção feita pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Próximas feiras

Veja abaixo quais são as próximas feiras que a Apex-Brasil está com inscrições abertas para a participação de empresas brasileiras, todas previstas para 2022 segundo a entidade:

Food and Hotel Asia – FHA
Feira que representa importantes oportunidades na área de alimentos e bebidas, estabelecendo assim uma importante base para promoção dos produtos brasileiros na região do sudeste asiático. Será realizada de 10 a 13 de maio, em Singapura.

World Food Moscow
Exposição internacional de alimentos e bebidas da Rússia, que inclui produtos de diversas categorias. Será realizada em Moscou. Data a ser definida pela organização.

THAIFEX - Anuga Asia
A feira é porta de entrada estratégica para empresas que buscam capitalizar a crescente prosperidade dos países da ASEAN – Associação das Nações do Sudeste Asiático, obter acesso à região da Indochina, em rápido crescimento, e criar sucesso global para seus negócios. Será realizada em Bangkok, na Tailândia. Data a confirmar.

Seoul Food and Hotel
Importante feira para as empresas participantes se encontrarem com importadores, distribuidores, compradores da indústria de varejo, catering e hotelaria. Considerado um país de gostos refinados e diversificados, a Coreia do Sul é uma das nações mais importantes da Ásia por lançar produtos inovadores com foco em exportação para todo o continente. Será realizada em Seul. Data a informar.

Imbibe Live
Evento inovador e interativo para quem compra ou serve bebidas no comércio licenciado e reúne o que há de melhor da indústria de bebidas do mundo. Será realizada no Olympia London, em Londres, Reino Unido, em data a ser definida pela organização.

SAITEX / Africa’s Big 7
Uma das feiras multissetoriais mais estabelecidas da África, a SAITEX completou 26 anos de sucesso, permitindo que importadores e exportadores locais e internacionais tenham acesso às oportunidades comerciais de todo o continente. Será realizada em Johannesburgo, África do Sul, em data a ser definida pela organização.

Iran Agrofood
É a feira líder da indústria agropecuária iraniana. O evento apresenta equipamentos e tecnologias modernas para a produção, embalagem, armazenamento e transporte de alimentos e bebidas. Será realizada em Teerã, Irã, em data a ser definida pela organização.

Shanghai Global Food Trade Show – FHC
Uma das principais feiras do setor de alimentos e catering da China. A feira oferece uma plataforma importante para as principais empresas multinacionais entrarem no mercado chinês de alimentos e bebidas. Será realizada em Shanghai, China, em data a ser definida pela organização.

SIAL India
O evento é a plataforma perfeita para empresas que buscam desenvolver e promover negócios no segmento de alimentos no mercado indiano. Será realizada em Nova Délhi, Índia, em data a ser definida pela organização.

SIAL Middle East
Oferece aos exportadores a oportunidade de se reunir com os principais compradores de alimentos e bebidas de todo o Oriente Médio, Norte da África e Índia. A feira será realizada em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, em data a ser definida pela organização.

Agrofuturo
É o evento mais importante para o setor do agronegócio na América Latina, onde os agentes da cadeia produtiva encontram aliados estratégicos, distribuidores e representantes para seus produtos. Posiciona-se como o mais importante centro de negócios e de forte oferta de valor pois, além de ser a feira que integra produtores, comerciantes de produtos e serviços agrícolas, é o local onde se encontram a oferta e a procura em diversos segmentos para todos os ecossistemas do setor. Será realizada em Bogotá, Colômbia, em data a ser definida pela organização.

Salon International De L'Agriculture Au Maroc – SIAM
É um evento consolidado na região, além de uma das maiores oportunidades de promoção comercial do continente africano. Constitui numa plataforma ideal para divulgação e comercialização de produtos de alta qualidade do agronegócio brasileiro. Será realizada em Meknès, no Marrocos, em data a ser definida pela organização.

Biofach America
Oferece aos fabricantes e comerciantes a oportunidade de conhecer melhor o mercado orgânico norte-americano. Além de inspirar reuniões na feira, Filadélfia é o lugar ideal para planejar conexões comerciais e fazer networking. Será realizada em Filadélfia, Estados Unidos, em data a ser definida pela organização.

Clique aqui para acessar as regras de participação em cada uma das feiras.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]