i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Varejo

Consultoria elege lojas Dengo e Delivery Center entre as mais inovadoras do mundo

  • 19/01/2021 17:25
Loja Dengo
A rede Dengo levou para a internet a experiência real de atendimento das lojas físicas.| Foto: reprodução Google

As redes brasileiras Delivery Center e Dengo estão entre as 50 mais inovadoras do mundo de acordo com o Retail Innovations 2021, uma espécie de premiação realizada anualmente pelas consultorias internacionais de varejo McMillan Doolittle e Ebeltoft, que têm no Brasil a participação da Gouvêa Ecosystem.

As marcas foram escolhidas como as mais inovadoras do varejo por terem conseguido superar os desafios da pandemia da Covid-19 ao longo de 2020, prosperar e repensar a forma de servir os clientes e se preocupar com o meio ambiente. Além delas, o Magazine Luiza também figura entre os líderes em inovação por conta da multicanalidade de atuação no mercado.

No relatório divulgado na última semana, a gerente de engajamento da McMillan Doolittle, Alyson Fischer, afirmou que as empresas selecionadas no relatório adotaram conceitos de ponta na sua atuação no mercado.

“O RI [Retail Innovations] 2021 destaca 50 casos de 15 países nas quatro tendências: omni-integração, experiência extrema, conveniência extrema e práticas sustentáveis”, afirma.

Já o prêmio máximo de inovação ficou com a iniciativa canadense Grocery Neighbour, um conceito de supermercado móvel de extrema conveniência que funciona em um caminhão de 18 rodas. Segundo o relatório, cada veículo estoca uma variedade de produtos e pode ser encontrado através de um aplicativo de smartphone, que também permite ao cliente digitalizar e pagar a conta ao final da compra.

Veja quais são as inovações que levaram o Delivery Center e a Dengo para o topo do relatório das empresas mais inovadoras do mundo em 2021 com base na atuação ao longo de 2020:

Delivery Center

Delivery Center
Projeção de uma das centrais de apoio do Delivery Center, projetada para atuar em shoppings centers.| reprodução relatório

A startup de tecnologia é uma investida de duas grandes redes de shoppings centers para oferecer uma plataforma completa de serviços com a compra, o pagamento e a logística de produtos. Além das próprias mercadorias dos lojistas, o Delivery Center trabalha também com as operações de alimentação, integrando informações de buscadores de internet, como o Google, ao delivery das lanchonetes e restaurantes.

Para isso, a startup auxilia na digitalização das operações para conectar com um sistema próprio de logística, que recolhe os pedidos nas lojas e entrega na casa dos clientes. A McMillan Dollittle destaca que a iniciativa do Delivery Center é uma “solução para shoppings entrarem nos canais digitais, uma joint venture entre concorrentes tradicionais a fim de vencer no mundo digital”.

Dengo

Loja Dengo Ao Vivo
A rede de lojas criou uma experiência que mistura a visita virtual com atendimento real.| reprodução relatório

De acordo com o relatório da McMillan Dollittle, a rede de chocolatarias Dengo criou uma “loja virtual com experiência física”. Especializada em chocolates de alta qualidade produzidos com cacau e frutas brasileiras provenientes de pequenas propriedades sustentáveis, a marca criou um e-commerce onde os clientes podem acessar uma transmissão ao vivo de uma loja em um shopping center e interagir em tempo real com um vendedor.

Para a consultoria, a Dengo conseguiu inovar a operação agregando valor e experiência nos canais digitais aliados ao próprio conceito de sustentabilidade dos produtos baseado na narrativa e nos sentidos. “Varejistas de todo o mundo estão testando e experimentando maneiras de criar uma experiência online que combina com as lojas físicas, e a ‘loja ao vivo’ da Dengo é uma alternativa criativa que combina o atendimento humano e o relacionamento das lojas físicas com a comodidade dos canais digitais”, explica a McMillan Dollittle.

Iniciativas pelo mundo

Veja outras soluções indicadas como inovadoras pelo mundo no setor de food service segundo o relatório da McMillan Dollittle:

Grocery Neighbour

Grocery Neighbour
A Grocery Neighbour é uma mercearia sobre rodas com mix de produtos de acordo com a preferência de onde está estacionada.| reprodução Facebook

A mercearia sobre rodas criada no Canadá vende produtos de acordo com a realidade do bairro ou região onde está parada, como produtos industrializados, frutas e legumes frescos, carnes, peixes ou itens locais, padaria ou outras especialidades de alimentos. O formato permite, ainda, que os clientes levem seus próprios recipientes e sacolas para as compras, o que diminui o desperdício e o fornecimento de itens como sacolas ou bandejas plásticas.

A necessidade de distanciamento social por conta da Covid-19 também é um item a mais de inovação na Grocery Neighbour, já que não há atendentes e todo o pagamento é feito através do smartphone. O serviço também oferece entrega em domicílio agendada e sem quantidade mínima.

Amazon Fresh

Amazon Fresh
Na Amazon Fresh é possível começar as compras em casa, batendo um papo com a Alexa, e terminar na loja.| reprodução relatório

O supermercado da gigante Amazon faz uma integração completa multicanal (omnichannel) com as marcas próprias Whole Foods e 365, entre outras, com uma grande seleção de alimentos preparados a preços mais baixos se comparados à concorrência. O Amazon Fresh também oferece um cashback de 5% aos portadores dos cartões Amazon Prime ou Amazon Prime Store.

A loja utiliza a tecnologia Dash Cart, um sistema que reconhece o que os clientes colocam na cesta e paguem a conta sem precisar parar no caixa. O Amazon Fresh permite, ainda, que os consumidores comecem as compras em casa através do dispositivo Alexa e finalizem na loja.

Spar Mini Market

Spar Mini Market
O supermercado desmontável Spar pode ser transportado até de barco para onde desejar.| reprodução relatório

A Spar é uma rede holandesa de supermercados com foco principalmente em lojas de conveniência em 48 países da Europa, África e Ásia que criou em 2020 um novo conceito de loja individual, chamado de “mini mercado Spar”. De acordo com o relatório da McMillan Dollittle, é uma solução conveniente para manter o distanciamento social durante a pandemia da Covid-19, com uma loja de apenas 16 m² acessada por apenas uma pessoa de cada vez.

O sortimento da loja muda seis vezes ao dia com base nos hábitos alimentares dos consumidores e na localização naquela data. Apesar de funcionar sem contato humano, há sempre um colaborador de prontidão para auxiliar os clientes. O formato é ideal para eventos, já que pode ser montado e desmontado rapidamente, ou mesmo para cidade com lagos e rios, com uma loja instalada em um barco.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.