i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Compre do pequeno

Plataforma cria loja virtual para padarias e mercados venderem por delivery

  • 07/01/2021 09:52
Supermercado
O aplicativo permite que todos os produtos do estabelecimento sejam cadastrados.| Foto: Marcelo Andrade/arquivo/Gazeta do Povo

Um aplicativo que leva a padaria ou o mercado inteiros para a tela do celular começou a funcionar em meados de dezembro para ajudar os pequenos empreendedores de bairro. Chamada de Mercado Até Você, a plataforma funciona por geolocalização e mostra os estabelecimentos mais próximos que oferecem seus mixes de produtos para entrega em casa.

O sistema fácil e intuitivo permite o cadastramento de produtos sem limite e sem exclusividade de marca, mesmo tendo a Nestlé por trás como criadora da plataforma. De acordo com a multinacional, a ideia do aplicativo de delivery surgiu após pesquisas de mercado indicarem a dificuldade que pequenos comerciantes têm de se digitalizar de forma profissional.

Para Carolina Sevciuc, diretora do setor de transformação digital da Nestlé, a plataforma pode ser de grande ajuda para os pequenos empresários do varejo. Ela lembra uma pesquisa feita em outubro pelo Sebrae que indiciou que mais de 70% deles tiveram queda no faturamento por conta da pandemia.

“Com o objetivo de apoiar os pequenos varejistas que fazem parte de uma rede de parceiros muito importantes para a Nestlé, dando todo o suporte para uma operação que é nova para eles e ajudando nesta jornada de reconstrução que tem se revelado estratégica para a manutenção dos negócios”, conta.

O aplicativo já está disponível gratuitamente nas lojas dos sistemas iOS e Android.

Como funciona

Após baixar o aplicativo, o empreendedor já pode ir cadastrando os produtos e montando a “versão virtual” do seu empório ou mercado, inclusive separando as mercadorias por seções temáticas. A Nestlé afirma que a iniciativa pode ser usada por diversos segmentos da economia, como mercadinhos, padarias, bombonieres, hortifrútis, etc.

Depois ele define as formas de pagamento aceitas (é possível oferecer pagamento com cartão de crédito, com dinheiro depositado diretamente na conta), horários de atendimento, raio de entrega das compras e valor do frete para o delivery.

Tela Mercado Até Você
Reprodução da loja virtual de um supermercado no aplicativo, com produtos já previamente cadastrados, mas é possível inserir outros com fotos e descrições.| reprodução

Diferente de outros aplicativos de marketplace que também oferecem o serviço de supermercado, o Mercado Até Você permite que o próprio empreendedor escolha como quer fazer a logística, e contrate seus próprios colaboradores. No entanto, para cada compra feita pela plataforma, a Nestlé cobra uma taxa de 3,9% sobre as vendas.

“Os consumidores compram daqueles mercados que já conhecem e confiam, promovendo geração de renda e negócios para o comércio local de onde vivem”, completa Carolina Sevciuc.

Por enquanto, a maior parte dos mercados e empórios cadastrados está em São Paulo, mas a expectativa é chegar a todo o país através de um incentivo de bonificar em R$ 100 cada indicação de nova loja no aplicativo.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.