Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Tendências restaurantes
Cuidado com as pessoas e o meio ambiente estão entre os conceitos e tendências para os restaurantes neste ano.| Foto: Unsplash

O WebSummit é um dos maiores eventos de tecnologia do mundo. Em 2021, o evento foi realizado entre os dias 1º e 4 de novembro, em Lisboa, Portugal, palco de edições anteriores.

Contou com mais de 42 mil participantes, de 128 países, e o conteúdo do evento foi pautado por mais de 700 palestrantes e mais de 1.500 startups apresentando suas ideias.

Dentre os diversos palcos do evento com focos específicos, não havia um centrado em alimentação. Por outro lado, nesses diversos palcos tivemos a oportunidade de escutar palestrantes de grandes empresas do ecossistema do food service e conhecer muitas startups com produtos e serviços para atender o setor, trazendo suas percepções das oportunidades atuais e futuras.

O evento trouxe diversos aprendizados interessantes, alguns para indústrias específicas, e outros universais.

Conceitos

De todos esses, destacamos dois aprendizados que tem impacto direto no setor de food service para você aplicar agora:

1- A importância do cuidar

O tema de cuidado esteve presente em diversas palestras no WebSummit, em falas de grandes nomes tanto do segmento de alimentação como de outros setores. Esse cuidado era relacionado aos temas de sustentabilidade ecológica e responsabilidade social, mas foi além do que esses conceitos costumam sugerir.

No setor de alimentação, esse cuidar pode ser colocado em quatro grandes blocos, que se complementam e caminham juntos: cuidar do mundo, cuidar da comunidade, cuidar do cliente e cuidar do time.

2- Q-Commerce

O que chamamos aqui de Q-Commerce (ou Quick Commerce, traduzindo diretamente, comércio rápido) é a realização atual de tendências que já vinham sido observadas há algum tempo no setor, como o aumento da importância do delivery, expansão de marketplaces e relação mais direta entre marcas e consumidores.

Essas tendências foram aceleradas durante a pandemia e influenciadas pela tendência de cuidado mencionada anteriormente, culminando em interessantes novas perspectivas.

E o futuro?

O metaverso (terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais e uso de realidade aumentada) foi um tema muito debatido no evento, com casos muito positivos e algumas controvérsias.

A Roblox, plataforma online de games co-criada pelos próprios usuários, trouxe o case de sucesso de um show da cantora sueca Zara Larsson realizado nesse ambiente virtual. Os números incluem mais de 1,6 milhões de fãs presentes por meio de seus avatares e faturamento de mais de 1 milhão de dólares em merchandising através da plataforma.

Você poderia estar se perguntando como isso se relaciona com o futuro da indústria de alimentos. E se, em um show como esse, em um futuro próximo, sua marca estivesse presente com a possibilidade de o público (ou parte dele) comprar uma bebida ou snack entregues a tempo de serem consumidos durante o show?

Das diversas palestras, ficou claro que esse ambiente ainda não está definido, mas não há dúvidas que trará muitas possibilidades para todos os setores, inclusive o de Food Service. Amy Peck, da EndeavorVR, mencionou que cada setor deve ponderar o que será sua parte no metaverso.

“Temos que pensar no que queremos, quais experiências queremos e como queremos interagir nesse ambiente virtual, ao passo que se torna cada vez mais misturado com a nossa vida real”.

Para finalizar, gostaria de trazer uma frase importante que ouvimos na sessão de abertura do WebSummit: "Sonhe grande, mas mergulhe nos detalhes". Detalhes do Cuidar e do Q-Commerce são grandes oportunidades atuais em Foodtech e, portanto, falaremos um pouco mais sobre cada uma delas nos próximos artigos da Galunion sobre o WebSummit 2021.

*Nathália Royo é especialista em inteligência de mercado da Galunion Consultoria, atuando em projetos de alimentação e hospitalidade com foco em inteligência de mercado, tendências e produtos.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]