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Na onda dos hambúrgueres vegetais “sabor carne”, Nestlé lança queijo e bacon veganos

Ainda não se sabe quais são as "proteínas vegetais, fibras e óleos" utilizados para produzir os ingredientes

por Gazeta do Povo Publicado em 10/10/2019 às 12h
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Hambúrguer, queijo e bacon. A partir de agora, os veganos que quiserem consumir a combinação típica têm uma alternativa possível graças ao mais recente lançamento da Nestlé. A empresa suíça anunciou, nesta quarta-feira (9), a criação de duas versões 100% vegetais dos ingredientes que compõem um bacon cheeseburguer.

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Foto: Reprodução / YouTube Nestlé

Com o queijo e bacon veganos, a companhia se torna a primeira do ramo a produzir os três elementos essenciais de um sanduíche “plant-based”, livre de ingredientes de origem animal. A Nestlé não divulgou a composição exata dos produtos, apenas que são feitos de proteínas vegetais, fibras e óleos, composição similar aos hambúrgueres vegetarianos com sabor de carne recém-lançados no mercado.

Segundo a empresa, tanto o queijo quanto o bacon têm a textura e o sabor semelhantes às suas versões originais, feitas a partir de do leite de vaca e da carne de porco. A solução completa será oferecida primeiro ao food service, a partir de 2020.

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Foto: Reprodução / YouTube Nestlé

Em um vídeo publicado com o passo a passo do preparo do bacon cheeseburger vegano, o queijo aparenta ter bom derretimento: parece, de fato, uma fatia de chedar processado. O bacon vegetal tem aspecto mais escuro se comparado ao “verdadeiro”, mesmo com as listras de gordura típicas do ingrediente animal. Veja:

Não é de hoje

Quem não consome carne sabe que é possível encontrar opções veganas de queijo e bacon. Enquanto o primeiro pode ser feito a partir de mandioca ou castanha de caju, por exemplo, o segundo já foi criado com glúten e outros ingredientes vegetais. As principais críticas em relação a estes produtos, porém, é em relação à fidelidade ao sabor.

Menos carne no futuro

A Nestlé é uma das empresas que têm apostado em versões vegetais de produtos de origem animal, seguindo os indícios de que o consumo excessivo de carne e outros derivados podem ser prejudiciais ao meio ambiente. Até 2050, a companhia pretende reduzir a zero suas emissões de gás carbônico, principal responsável pelo aumento do efeito estufa. Isso inclui a maior oferta de alimentos e bebidas “plant-based”.

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