Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Lênin Palhano
Ninna Cozinha| Foto: Estanis Neto

A casa é do século passado, mas o conceito é extremamente contemporâneo. Depois do sucesso do Obst., o chef paranaense Lênin Palhano e de seu sócio Marcelo Vaz, investem em uma nova frente: o Ninna Cozinha. O novo restaurante tem como proposta oferecer cozinha de produto a la carte com criatividade, serviço focado em hospitalidade e apropriação de tradição e tecnologia em todas as frentes de trabalho.

O espaço tem abertura prevista para a segunda quinzena de novembro, em um charmoso endereço histórico, entre os bairros Centro e Batel. E o horário de atendimento é inovador: funcionará todos os dias, de segunda a segunda, das 8h às 23h. Dessa forma, transitará por todas as refeições – café da manhã, almoço executivo, opções para o meio da tarde e jantar.

Gastronomia para divertir

A proposta do Ninna Cozinha será olhar a gastronomia enquanto entretenimento, tanto para os consumidores, que estão voltando a sair de casa após mais de um ano de pandemia, quanto para os próprios chefs, que poderão inventar e se reinventar.

Lênin Palhano
Ninna Cozinha será inaugurado em novembro.| Estanis Neto

“O Ninna difere totalmente dos outros empreendimentos, é um conceito diferente do Obst., com outra ambientação, uma cozinha criativa para o cotidiano. Um restaurante que é um lugar para se divertir e que estará sempre presente para o cliente, independente do horário do dia”, explica Lênin.

O próprio cardápio vai refletir a proposta descontraída do restaurante: “Não trabalhamos com um carro-chefe. Teremos opções com muitos vegetais, produtos naturais, são refeições e pratos individuais, algumas opções de snacks, mas de forma que o próprio cliente possa montar seu prato”, detalha o chef, reforçando que a própria sazonalidade dos ingredientes vai influenciar o menu.

“Teremos o melhor pescado que encontrarmos em cada época, vamos aproveitar a estação do camarão, por exemplo. A ideia é canalizar a potência de sabor, mas sem adotar os estereótipos. Podemos, por exemplo, ter uma massa com influência mediterrânea, mas sem rotular dessa maneira”, explica.

À frente da cozinha do Ninna estará o chef gaúcho Willian Peters, que há cinco meses integra a equipe do Obst – primeiro empreendimento de Lênin e Marcelo, inaugurado em janeiro deste ano.

Além das refeições, o Ninna Cozinha vai contar com um bar de coquetéis, cuja carta está em fase de elaboração pelo mixologista Zé Augusto Swaiger.

Lênin Palhano
Ingredientes sazonais e orgânicos, como cogumelos, estão na lista de ingredientes do Ninna Cozinha. | Estanis Neto

A casa do Ninna

O endereço escolhido pelos sócios para o Ninna foi uma casa centenária, localizada entre o Batel e o Centro. Com projeto arquitetônico de Jayme Bernardo, a estrutura de dois pavimentos e varanda coberta ganhará uma nova roupagem mais clean e orgânica para dar lugar ao restaurante.

A cozinha, com cerca de 100 m², foi montada especialmente para o Nina, e contará com equipamentos inovadores e alta tecnologia. "O serviço vai ser todo em porcelana. É um restaurante branco, bem leve, com muito verde e muita madeira. Quisemos trazer essa leveza de personalidade para o ambiente", descrevem os sócios.

Grupo Obst. by Lênin Palhano e Marcelo Vaz

O anúncio da inauguração do Ninna Cozinha marca a oficialização das atividades do Grupo Obst., empresa de projetos de alimentação e entretenimento idealizada por Lênin Palhano e Marcelo Vaz. A iniciativa, cujo conceito vem sendo amadurecido pelos sócios desde a concepção do Obst., surge com o objetivo de deixar as operações mais sólidas.

Lênin Palhano
Ninna Cozinha| Estanis Neto

Até o momento, o portfólio do grupo reúne o restaurante Obst., inaugurado em janeiro deste ano, e a Lênin Palhano Cozinha de Eventos, serviço personalizado de comidas e bebidas para eventos dos mais diversos formatos, cujas atividades tiveram início no mês de junho.

Outros projetos do grupo devem agitar a cena gastronômica curitibana já nos próximos meses, todos com identidades bem distintas entre si, mas com o selo de qualidade do Grupo Obst.

Em breve, além do Ninna Cozinha, o Grupo Obst. passará a contar também com uma cozinha de produção própria. Atualmente em fase de construção, sob a gestão cuidadosa dos sócios, a cozinha funcionará como uma unidade de padronização para os eventos e restaurantes do grupo. Terá, ainda, estrutura de confeitaria, panificação, desenvolvimento de processos, centro de criatividade e tecnologia.

“A ideia de criar o Grupo Obst. é inspirada em modelos europeus e americanos que se estruturam para centralizar administração e recursos humanos. Assim, queremos contribuir para profissionalizar o mercado, atrair melhores profissionais e desenvolver novos chefs”, diz Palhano.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]