Receitas & Pratos

Programa Bom Gourmet

Vem aí a Batalha de Famílias

A Batalha de Famílias é apresentada pela chef Eva dos Santos. Episódios vão ao ar no canal de vídeos do Bom Gourmet em abril

por Gazeta do Povo Publicado em 08/04/2015 às 22h
Compartilhe
Os Menuci: Maria Bernadete com Luís Fernando e os filhos Luiz Henrique e Fernanda. Foto: Letícia Akemi/ Gazeta do Povo

Os Menuci: Maria Bernadete com Luís Fernando e os filhos Luiz Henrique e Fernanda. Foto: Letícia Akemi/ Gazeta do Povo

Toda família tem uma especialidade na cozinha que faz as visitas (e os parentes) pedirem bis. Chegou a hora de mostrá-la. Neste mês o Programa Bom Gourmet estreia sua segunda temporada, chamada de Batalha de Famílias. A disputa mostrada em vídeo será apresentada pela chef Eva dos Santos, do Bistrô do Victor, em episódios transmitidos pelo canal de vídeos do Bom Gourmet: www.bomgourmet.tv.

No primeiro episódio do programa, que irá ao ar no fim de abril, as famílias Menuci e Gonzalez surpreenderam a chef. “Foi encantador vê-las cozinhando seus pratos. Fiquei emocionada na hora de dizer quem foi o vencedor, porque ambos foram muito bem. Hoje em dia não é tão comum ver essa união em volta da mesa. Geralmente as crianças estão no tablet, os pais no celular e não se presta tanta atenção no alimento. Então vê-los colaborando entre si foi muito bonito”, contou.

Para Eva, a maior dificuldade foi mesmo definir o vencedor, pois a competição não tem perfil profissional, com avaliação de questões técnicas de gastronomia. Pesam na escolha, a história da receita, e é claro, o sabor. “Deu para ver que as pessoas se sentiram integradas ao ambiente, esqueceram que era uma competição e prepararam da maneira que fazem em seu almoço em casa. Ficou nítido que estavam felizes de estarem ali e fiquei lisonjeada de fazer parte deste momento”, diz Eva.

Os Gonzalez: Gustavo (centro) com os  pais Fernando e Tereza, e a esposa Mariana. Foto: Letícia Akemi/ Gazeta do Povo

Os Gonzalez: Gustavo (centro) com os pais Fernando e Tereza, e a esposa Mariana. Foto: Letícia Akemi/ Gazeta do Povo

Um dos competidores do primeiro programa foi o publicitário Gustavo Gonzalez, de 29 anos, que teve reforço dos pais Fernando e Tereza Cristina e da esposa Mariana. A família preparou a combinação preferida dela: o Trio Nordestino, composto de paçoca de carne, quibebe e arroz de leite. “Meu pai provou esta receita em 2003 em uma confraria e gostou muito, aí preparou para a gente quando ainda morávamos em Salvador, antes de virmos para Curitiba”, explica.

Nem as câmeras nem a falta de cálculo para a manteiga comprometeram o prato. “A receita não tem margem para erro ou variação excessiva de sabor, então ficou tão boa quanto a que fazemos em casa. Fiquei preocupado com o arroz de leite porque usamos toda a manteiga para a paçoca e o quibebe, mas o que restou foi o suficiente para prepará-lo e ficou uma delícia”, garante .

A família Menuci foi a adversária e, como bons descendentes de italianos, preparou uma massa caseira. Bernadete comandou o fogão com o marido Luís Fernando e os filhos Luiz Henrique, 15, e Fernanda, 20, que ajudaram a picar tomates e cebolas para o macarrão à bolonhesa.

O casal de empresários costuma comer o prato na casa da mãe de Luís Fernando. “O toque especial da família é usar manjerona como tempero. Comemos esta massa caseira na casa da minha sogra pelo menos uma vez por mês e aprendi a fazer também”, conta Bernadete. Sobre cozinhar em frente às câmeras, a empresária disse que nem sentiu diferença. “Cozinhamos igual ao que fazemos em casa”, assegurou.

As famílias na disputa da preferência da chef Eva dos Santos. Foto: Letícia Akemi/ Gazeta do Povo

As famílias na disputa da preferência da chef Eva dos Santos. Foto: Letícia Akemi/ Gazeta do Povo

Novidades

Em 2015, o Programa Bom Gourmet está de cara nova. Cada temporada terá um tema e um formatos diferentes. A primeira foi Dicas em Um Minuto, comandada pelo chef Guilherme Guzela. Depois de Batalha de Famílias, vem a terceira temporada, chamada de Bom Gourmet Bar. Na sequência, volta ao ar a temporada chamada Menu Completo, com apresentação de Guilherme Guzela

Quer participar?

Para se inscrever no Batalha de Famílias, envie um e-mail para bomgourmet@gazetadopovo.com.br com nome completo, profissão, telefone, endereço (em Curitiba) e a receita passo a passo. Não deixe de responder a pergunta: “Por que o prato é tão especial na sua família?”. A história da receita será muito importante para convencer a equipe de produção do programa a escolher as famílias participantes. As gravações são realizadas aos sábados das 9 às 17h.

Compartilhe

8 recomendações para você